Avarias: Como diria o cego

Ao olhar para Killing Eve e sem saber exactamente porquê, vem-me à alembradura (lembrança, em norueguês antigo) uma das primeiras séries – talvez a primeira – da nova vaga, surgida nos idos de noventa do século passado, Twin Peaks. Para os que não conhecem nem se lembram, talvez uma viagem ao You Tube não fosse má ideia: um elenco semi-luxuoso e uma direcção e banda sonora super-luxuosas eram o seu grande cartão de visita (já alguém sabe o que é um cartão de visita?).

A responsabilidade era de Mark Frost e do bissexto David Lynch, personificação do intelectual independente com preocupações artísticas. A banda sonora estava a cargo de Angelo Badalamenti, mais a voz de Julee Cruise a espaços, que aproveitando o embalo, gravou, na altura, um muito bom álbum Floating into de Night, juntando o que cantou em Twin Peaks a material próprio. Inicialmente o argumento era lançado num puro estilo detectivesco: o agente do FBI Dale Cooper (interpretado por Kyle MacLachlan) deslocado para a pequena cidade de Twin Peaks, procurava o assassino de – uma tal – Laura Palmer, mas o âmago do argumento estava plasmado na galeria dos habitantes, testemunhas e amigos da vítima, bizarros representantes do universo tortuoso de David Lynch.

A série que começou em grande estilo – um bocado para o intectual, mas grande estilo – equilibrando ares de alternativa / independente com uma história sólida, relativamente amarrada a uma possível realidade, foi-se afastando por caminhos de um acentuado pendor surreal à medida que se entrou no princípio da segunda temporada. Foi o golpe fatal na minha atenção e, a partir daí entrei em modo errático pescando uns episódios por outros – tanto fazia, ver um ou outro, não se ia dar a lado nenhum. Podiam ser feitos de trás para a frente que era igual e aqui se conjugava todo o problema que para mim tem este estilo de abordagem: para conseguir acreditar na história que me contam, sem a âncora da realidade para a pôr em causa, nada feito.

Para mim, aquilo foi tudo uma questão de egos (os que escreviam e produziam) ou coisa parecida. Começaram o caminho, estrada livre, carro bom, mas assim que chegaram a uma área de serviço para fazer um chichi, entraram na tabacaria, olharam a primeira página das revistas que estavam em exposição e leram o título da que estava escarrapachada mesmo frente aos olhos: “Assassino de rapariga era afinal um jogador de setas num bar que falhou o alvo por muito”. Ora, se a realidade pode ser assim, como que jogada às setas (ou aos dados), porque razão a arte não a pode imitar e até suplantar?

Ainda não fiz o meu exame de consciência definitivo, mas parece-me que pode estar a acontecer uma coisa parecida com Killing Eve. Dá-me ideia que tinham as coisas previstas para seis ou sete episódios e depois logo se via o sentir do povo. Depois foi-se andando e perderam a mão à história. Continuou a ver-se, mas menos bem.

Posso daqui por uma semana pensar uma coisa diferente, mas não me agradam aquelas voltas e torções no argumento (apesar da manutenção do humor) que o aproximam da inverosimilhança. A ver vamos na próxima temporada.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

“Terra do Atum” de portas abertas para o mundo

Durante o mês de fevereiro, entre os dias 17 e 25, a confraria do...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.