AVARIAS: Direito por linhas tortas

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Ouvi outro dia (talvez “Fricção Científica” na Antena 3), no pequeno, mas muitas vezes interessante apontamento sobre o que se vai falando por aí, nas questões de ciência e similares, que os ingleses (quase sempre os ingleses…), que muitas crianças do reino acordavam deprimidas. Tudo, parece, consequência da quantidade de informação que circula sobre o estado do planeta e perspectivas futuras, que se esperam mais cedo ou, espero, mais tarde. Problemas como, aquecimento global, subida gradual dos oceanos, doenças das zonas tropicais em regiões temperadas e a possível próxima (depois dos dois mandatos de praxe de Marcelo) candidatura de Paulo Portas à presidência da República. Da forma como as coisas estão e se avizinham, admirado estou, se apenas as crianças britânicas apresentarem quadros (como se diz agora) depressivos (logo pela matina). Eu próprio, cínico elevado à quinta casa, não sei com o me levanto todos os dias, com os problemas de consciência que me derrotam. Se me levanto e tomo banho penso na falta de água, se bebo leite, são as vacas, o mesmo para o queijo. Se ligo a luz o problema é o gasóleo que abastece as centrais. Se não forem a gasóleo são a carvão o que piora, em muito, o meu amanhecer. Se forem provenientes de produção de energia limpa, penso na indústria que fez aqueles reactores, as hélices, os painéis solares, com toda a certeza muito poluidora. Se como cereais chego à conclusão que durante a ceifa (existem estudos sobre isso…) se mataram muitos animais. Como já devem ter percebido, chego derrotado às onze horas e não precisa um grande esforço. Só porque não consigo medir, em tempo real, a minha pegada ecológica, ou lá como se diz, que deve ser quarenta e três, de dióxido de carbono.

Eu sei que é necessário despertar as consciências pelo mundo fora, que a Greta é muito empenhada, mas às vezes não há mesmo pachorra nem para o mundo nem para a Greta; mesmo que ela tenha (e tem) toda a razão no que diz. Ou talvez por isso. Agora só não consigo perceber aquela da greve às aulas por parte dos petizes. Que mal fez a escola ao ambiente? Será por causa do gasto do papel em livros e cadernos? A escola que já colocou nos programas de todas as disciplinas, os problemas com o ambiente? Se querem armar um protesto a sério, agora que sabem que as vacas são das grandes produtoras de gases de efeito estufa, porque não fazem uma greve aos estabelecimentos de uma conhecida fabricante e vendedora norte-americana de hambúrgueres de carne de vaca, prometendo, a partir de aí só comerem vegetais e peixe (de espécies ainda não em perigo de extinção, que como se sabe são todas) cozido? Organizavam manifestações em todos os hipermercados e centros comerciais, cartazes com palavras de morte aos que poluem o ambiente e assim sucessivamente. Assim já escapava. Estou a ver na minha cabeça a publicidade aos hambúrgueres em que se lia, como elemento distintivo, o princípio “100% carne de vaca”. Ainda bem que a malta que lá come (e se lambe no fim, já com a barriga cheia) não liga a essas minudências.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.