AVARIAS: Dois pontos

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

1 – Há tempos li, num longo artigo de uma das minhas revistas de referência (estrangeira, só para me armar) a menção a um dos factos que mais ocupam as mentes das pessoas, quando não há nada melhor para falar, como futebol ou o estado dos restaurantes que vendem comida de fusão; o inevitável, e sobremaneira discutido enriquecimento ilícito dos políticos. Lia-se lá que, e isso era basicamente o veículo de defesa da tese do articulista, não podíamos só criticar os políticos quando todos (e lá se lia todos), fazemos o mesmo, em situações idênticas (uma espécie de, a ocasião faz o ladrão). Não pretendo aqui elaborar um tratado sobre o passado, presente e futuro da corrupção dos políticos, nem sei se aqueles homens do antigamente, submetidos a idênticas tentações fariam a mesma coisa que fazem agora. O que vou percebendo é que muitos dos políticos, quando em presença de quantias de dinheiro que ultrapassam os quatro/cinco dígitos, começam a ficar nervosos e as notas como que se colam às mãos. A grande questão, sobre essa corrupção e suas franjas (advogados, empresários corrompidos e corrompedores), é que a esses, os que fazem um trabalho público pastoreando os recalcitrantes, os altos e os baixos, a esses, os que nos dizem como devemos viver, deve ser-lhes exigido mais do que ser um de nós, mortais. Não muito mais, dirão os meus amigos, que somos todos humanos. E uma coisa é desviar um milhão de euros, outra aceitar que um amigo lhes pague um almoço. Apesar de todos sabermos que não existem almoços grátis. Nem programas de televisão.
2 – Por falar em programas pagos: No jornal “Público” João Miguel Tavares escreveu um dos seus habituais textos, em que o que parece à primeira vista não o é, completamente ou quase, à segunda. Escreveu ele, que o programa “Supernanny” é indefensável. Mas que os problemas das famílias retratadas não desaparecem só por desligarmos as câmaras de televisão. Ou seja, até à primeira parte, mais coisa menos coisa, escreveu sobre os malefícios do programa, agora descontinuado como se diz por estes dias, por todas as razões e mais algumas. Não sei como se pode defender uma coisa daquelas em que os putos (mesmo podendo ser potenciais perigos para a sociedade), são figuras públicas pelas piores razões, sem perceberem as consequências para o seu futuro. Não sei, exactamente, se hoje será bom ou mau (estamos em tempos muito esquisitos), aparecer na televisão pelas piores razões, mas convém que quem o faça, esteja na posse das faculdades mínimas, que, em princípio, será dada pelo acesso à maioridade. Isso estende-se a outras áreas, como a utilização de crianças em publicidade, novelas ou outros, mas não vou por aí, pelo menos por agora. O que Tavares, no final do seu texto queria dizer era que, depois de tudo, o Estado é o maior culpado da existência de famílias disfuncionais, com pais que se recusam a sê-lo, pela simples razão que não ajuda os pais a quererem ser pais; não percebeu?, eu também não. Virá um dia em que um artigo de João Miguel Tavares não mostre o Estado como fonte de todos os males. Mas vamos ter que esperar muito.

 

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.