AVARIAS: E a vida são dois dias

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Estou num Sábado à noite frente à televisão, um bocadinho desesperado com o futebol, isto para vos lembrar que vejo canais mais ou menos generalistas. Desesperado com o futebol, porque não se vê outra coisa, qualquer que seja o lado para que me volte. Vou ser um bocadinho mais preciso: se fosse futebol que os canais vendem ainda vai que não vai, mas o que se vê é um ‘ersatz’, feito de uma amálgama de opiniões, pontos de vista, notícias do oculto e locutores a relatarem uma coisa que não estamos a ver. Claro que tudo isto é potenciado, pelas práticas dos intervenientes directos (jogadores, dirigentes e treinadores), que sujeitos a um código deontológico que os obriga a entrevistas rápidas, conferências de imprensa e tudo o que possa ser consumido, acabam por não dizer nada. Tudo tem um tempo e o de agora é um bocado tolo, com as declarações a serem, por força das circunstâncias, iguais, e com pouco sumo para espremer. Por exemplo no basquetebol, quando treinadores e jogadores falam, dizem sempre alguma coisa inteligível: aqui, o problema é a loucura que atravessa um jogo, com música e outros sons adjacentes, locutores (speaker na gíria), cheerleaders, tudo sem um descanso para a cabeça e ouvidos, directamente importado dos states e sem (pensava eu), nenhuma ligação com a nossa realidade. Ainda sobre futebol: esta semana ouvi sistematicamente opinadores e paineleios vários, considerando exagerado certa exposição e discussão de umas imagens vistas a um treinador e um jogador muito conhecidos na praça. Mas quem é que expôs e discutiu as cosas se não eles? Eles e mais uns milhares, mais ou menos anónimos, é certo. Também se vai ouvindo que, cada vez mais, só contam os chamados grandes. Mas se são esses convidados, eleitos em função de serem adeptos, fanáticos e adeptos fanáticos dos chamados grandes, vão falar de quem?
Em televisão existe um livro de estilo para o Natal e outro para a Páscoa. O do Natal é uma mistura (como gostam de dizer em TV), entre o sagrado e o profano. A Páscoa é mais religiosa e como todos sabemos (os do carnaval de Torres Vedras sabem melhor), com a Igreja (e, se bem me lembro, o PS) não se brinca. Por isso o “Sozinho em Casa”, espreita sempre a vinte e dois de Dezembro, mas em Abril o mais afastado da igreja que passa nos canais generalistas é o filme “Código Da Vinci”, em que entra a igreja, mas não os santos que se fazem crer. O Carnaval é por isso o parente pobre, não sendo uma coisa nem completamente a outra. O mais que se vê nas nossas televisões é, tirando um ou outro filme, o cortejo pobre e desengraçado de uma imitação do carnaval brasileiro em que desfilam uns quantos tugas que, nesta altura tomam o nome de “foliões”, quase sempre com uma perfeita cara de frete. É certo que as temperaturas mais elevadas dos últimos anos, têm vindo em socorro das raparigas que se despem para a ocasião mas a verdade é que tudo aquilo é muito pior (pelo menos é essa a minha experiência) “ao vivo” que em TV. Em abono da verdade.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.