AVARIAS: Noite de eleições

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Escrevo em Domingo de eleições e tenho a notar que votei na maioria das ocasiões (hão-de descobrir que votar faz mal ao ambiente. Sai-se casa de automóvel…) e que o fiz a partir de diferentes premissas: ao princípio, nos anos oitenta, votava num partido porque acreditava no que dizia; a meio da caminhada votei entre o que acreditava por oposição ao que não queria (50%/50%). Agora voto contra o que quero e não em quem acredito, porque acreditar, acreditar, só no pai natal. As televisões estão com umas imagens cheias de gráficos e parece que se espera uma abstenção de mão cheia. Se o mundo fosse um lugar justo, a abstenção devia ser ainda maior (sei que isso não se diz), para ver se os políticos apanhavam um susto. Dois dias depois já não se lembravam de nada e voltava tudo ao mesmo, escândalos, desvios e família defendida. Mas podia ser que ficasse lá alguma coisa, no mais profundo do seu cérebro.

De qualquer modo, com ou sem eleições, realizou-se recentemente em Lisboa, um, designado congressos dos chefes (de cozinha), em que estiveram presentes, como o nome indica (não indica, porque é em inglês, qualquer coisa como “Lisbon Food Week”. Estamos assim: nas nossas lojas, os provadores são agora “fitting rooms” e na Antena 3, existindo uma palavra em inglês, em que existe perfeita correspondência em português, optam pelo inglês), variadíssimos chefes de cozinha de cá e de além-mar. Dei uma vista na internet e pareceu-me tudo aquilo mais aparentado com especialistas numa área qualquer científica, ou venda de aspiradores porta a porta. Vi umas fotos dos participantes e são quase todos magricelas, o que não me parece excessivamente prometedor. Ouvi alguns, convidados para o programa “Prova Oral” da Antena 3 e fiquei impressionado com o clima de concorrência existente. Parece que cozinham para passar à frente dos rivais (rivais na cozinha?), o que é na sua essência uma coisa muito pós-moderna, mais para os domínios da economia ou criação de pombos correio. Também não se inteiraram muito bem do lugar onde estavam. Uma chefe brasileira (parece que reputadíssima), designou o pastel de Belém como um dos dois melhores pratos portugueses, que para não figurar sozinho ainda teve (segundo a entrevistada) a companhia da Água das Pedras (?). No trecho que ouvi do programa referido, também reparei num dos denominadores comuns que já tinha percebido noutras ocasiões: chefes que não passam sem filetes de dourada, dourados em açafrão, em cama disto ou daquilo com reduções de tudo e mais alguma coisa, dão, como resposta à pergunta, “qual foi o prato que mais apreciou nos últimos anos”, a resposta “foi uma couve com feijão feita pela minha avó”. O que demostra que ninguém ultrapassa um astronauta no espaço nem uma avó na cozinha. Que um cozinheiro concorrente é um inimigo, e que o que produzem, altamente científico e especializado, afinal não lhes enche as medidas.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.