AVARIAS: O assunto é este…

Sobre a questão do Acordo Ortográfico (para não começar com o Coronavírus. Por princípio não começo pelos vírus: Corona e André Ventura), gostava de lhes lembrar que um dos perigos da utilização tola do tal AO é depararmo-nos com erros de interpretação, que, a prazo, vão alterar as próprias palavras. Foi o caso do Domingo, quinze de Março em que a apresentadora do noticiário da tarde transmitido na RTP3, falava em “contato”. Apesar desta forma ser aceite, é usada no Brasil (aparentemente, era apenas utilizada no Brasil), enquanto que no país dos tugas, se utiliza preferencialmente (parece que já não) a palavra “contacto”. Temos então que, contrariamente ao que que foi referido, este AO não reverte para a escrita o português falado, mas antes altera o português falado, não por via legal, mas pelos pequenos erros e dúvidas, que vamos repetindo. Um dia destes vai-se dizer apenas, “contato”, assim sem mais nem menos e a nossa forma correcta, “contacto” vai desaparecer e será dita e escrita apenas por balzaquianos como eu e você caro leitor.

Infelizmente, o que escrevi há algum tempo acabou por se tornar realidade; o vírus da China (como lhe chama a CMTV), vai trazer-nos muito mais problemas do que se pensava. Os políticos andam a reboque das dúvidas e não querendo proibir que os portugueses andem na boa vai ela, também não vão entrar de carrinho e não é por causa dos cartões amarelos. Parece-me que, independentemente das nossas opiniões, é capaz de não haver outra hipótese de fazer as coisas. Estamos todos em barcos parecidos e aqui, parece não ser a condição social mas a idade a fazer a principal diferença. Por um lado o vírus a fazer das dele, por outro, a suave lógica das redes sociais a estabelecerem que o espectáculo não pode parar. Por exemplo vi, que no rodapé dos noticiários da SporTV, passava vezes sem conta uma mensagem em que Cristiano Ronaldo manifestava o seu apoio às vítimas do coronavírus. Para mais a tal mensagem foi repetida durante o noticiário. Que raio de lógica é esta? É a lógica indolor, que faz que qualquer um possa desejar o que quer que seja, via internet. A moda agora parece, ter alguém atento ao que se vai passando e depois dizer que se apoia e solidariza. Fica sempre bem. É como fazer alguma coisa sustentável. Hoje, um gajo pode começar uma guerra se esta for sustentável (reciclar armas, soldados vegetarianos; batalhões de pessoas com deficiência para mostrar que o recrutamento é inclusivo; unidades transgénero, etc.). Do mesmo modo, pessoas que durante o dia são capazes de aparecer num centro de saúde munidas de um pau para dar no lombo dos médicos e enfermeiros que trabalham menos do que de-viam, são capazes de combinar aparecer à varanda a bater palmas (para os heróis, como lhes chamam) para que os filmem e aparecer na TV, na net ou noutro lugar qualquer onde apareçam. Estou a ser cínico, sei que de um modo geral os que fazem uma coisa não farão a outra coisa.

Mas era só para agitar um pouco os meus quatro amigos e pensar que às vezes as coisas não são bem o que parecem.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.