AVARIAS: O Avarias nos serviços mínimos

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Com os fogos ficámos e ficamos senhores de um vocabulário que, vou dizer-lhes que não são pessoas para andarem aí a dar ao badalo, não terá igual nos tempos que correm e vocês sabem do que eu estou a falar! De tudo o que se ouve aqui e ali o que mais me fascina é a “intervenção musculada”, expressão, penso, que retirada de uma qualquer cartilha militar. Lembro-me destas sonoras e sábias palavras no princípio do incêndio de Monchique, no ano passado. Ao princípio acalmei-me perante tal demostração de competência e superioridade sobre o fogo, mas passados uns dias apercebi-me que apesar da conversa o incêndio estava a fazer, infelizmente, o seu caminho. Outra expressão mediática no meio é o fatal, “teatro de operações”. O “teatro de operações” está para as autoridades civis e militares que respondem a perguntas na televisão como o “não vamos atirar a toalha ao chão”, para os jogadores das equipas de futebol que ainda não se fartaram de perder. Quando um bombeiro, que interiorizou o “bombinês” (língua de bombeiro) até ao tutano, pretende dizer que os bombeiros chegaram à área do fogo, ou zona do incêndio, declara então que a chegada ao “teatro de operações” deu-se cerca dos dezoito e trinta e quatro. Este é outra mania decorrente das autoridades que, aparentemente gastam os seus tempos livres a ouvirem declarações de outras autoridades. Se o carro da GNR ou o autotanque chegou às dezoito e trinta e quatro, é porque chegou às dezoito e trinta e quatro nem mais um segundo. Só chegaria a palavra “cerca” se tivesse dito “cerca das dezoito e trinta”, penso eu de que. Com os “serviços mínimos” entrámos numa dimensão superior nas nossas relações de necessidades: marimbámo-nos anos e anos para os tais serviços pequeninos, que só eram conhecidos nos que usam os transportes públicos na área de Lisboa (e por quem via as reportagens na televisão) e de repente caiem-nos em cima uns serviços mínimos dos quais ficamos a saber que podem ou não ser parciais, no espaço e no tempo, etc., etc. Eu também acho que a Catarina Martins tem, do ponto de vista teórico, mais o camarada Jerónimo de Sousa, razão, quando dizem que o direito à greve é inalienável. Só não sei onde é que eles vão abastecer os carros. Ou será que o gasóleo vem directamente da Venezuela? Eu sei que não foi muito elegante, este minha pseudopiada, mas nem o “Avarias” está ao abrigo de uma tirada menos conseguida.

Escrevo estas linhas depois da eliminação do FêCêPê para a Liga dos Campeões. Sérgio Conceição tinha dito, há uns dias, que a pré-eliminatória não era o lugar natural do clube, presumo que esse tal mister deveria (por incumbência) ter sido entregue ao Benfica. Agora, depois de eliminado, declarou qualquer coisa, como a “Liga Europa” não é o destino para uma equipa como a dele. Até parece que Conceição andou a comer daqueles cogumelos que fazem um gajo transportar-se para outra realidade. Se assim o foi, um rápido demorado restabelecimento é o que lhe desejo.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.