Avarias: O futebol como metáfora

Os meus amigos que me desculpem, lá vem, a meio da rua no sentido de quem desce, o futebol. Já pensei trezentos – segundos – trezentos segundos, o que me faz referir tantas vezes ao tão ensandecido e vitoriado (em partes iguais) futebol: na maior parte das vezes não o trago pelo jogo, mas antes por todo aquilo que o futebol capta e aumenta através de uma lente, do comportamento do mundo e arredores.

O futebol é hoje (como o são as redes sociais e as relações de trabalho), a ponta do iceberg das grandes paranóias dos tempos modernos, e depois disto podia ir-me embora para casa, com a satisfação do dever cumprido, mas não, estou aqui para vos continuar a aborrecer de morte. Dou como exemplo a contradição entre o que se diz e o que se faz, aliado ao facto de cada vez mais funcionarmos como representações de nós e agimos como se fossemos todos Mourinhos.

É o caso da situação que se vai vulgarizando em que os jogadores que defrontam o clube de onde saíram ou já jogaram, preferem não comemorar quando marcam um golo, por respeito, dizem eles. Se calhar, dizem e fazem bem, mas cá ao maduro /velho faz espécie que num mundo – e agora vem o moralismo de pacotilha, mas é o meu moralismo – em que ninguém (ninguém, ninguém, não…) está interessado na camisola – aos que a esta carapuça não cabe, que são muitos milhões distribuídos por esse mundo fora, as minhas pouco sinceras desculpas – andam aquelas boas almas a querer mostrar, o que dificilmente algum jogador profissional terá neste momento: amor à camisola e ao clube que representa.

Lembrei-me da história das praxes. A experiência diz-me que existe uma relação estreita entre a pouca qualidade de uma universidade e o seu investimento (porque é assim que o vejo) na praxe. Ou seja, estudos sérios feitos a partir de situações reais, entendem que quanto mais se estuda menos se praxa.

É num folclore como este que insiro a questão mais global dos festejos (ou da falta deles). Quanto mais se caminha para um comércio total do fenómeno futebol, com jogadores, dirigentes, clubes e empresários a porem as fichas todas na mesa (muito obrigado JJ), com vista a ganharem mais e mais dinheiro sem olhar a meios, mais se vão adensando estes assuntos laterais, que apenas servem para dar ao assunto em epígrafe, uma aparência de quem vê mais além do dinheiro. Como a que vai sobrando das quase sempre dispensáveis declarações de jogadores e treinadores. Agora foi Otamendi que em recente entrevista, notou que se sacrificaria até à morte pelo clube que o contratou.

Claro que há muitas interpretações de, até à morte, noutros jogadores (e se calhar no próprio Otamendi), mas não deixa de ser uma palavra forte. Geralmente a morte vem só um pouco antes do tal jogador aceitar mudar de clube, a troco de um substancial aumento de salário. Pois será assim, e eu a pensar que todos levariam as declarações até às últimas consequências. Mas não soube ler as entrelinhas, devia ter estado calado.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.