AVARIAS: O que eu penso sobre a produção de pistácios

Escrevo, enquanto não se sabe nada sobre como vão evoluir as coisas, no conflito latente EUA – Irão. Se fossem minudências, respeitantes só aos nossos amigos quase beligerantes, não pensava, nem um bocadinho, sobre as possíveis consequências. Mas não: por azar, aquilo mexe com o preço do petróleo, os nossos soldados estacionados no Iraque, o turismo, etc. Estou a mostrar a minha face mais cínica e egoísta, mas em tempos confusos nada melhor que começar a tentar proteger os nossos. A pura verdade é não devia ser assim tão pouco solidário com o Mundo, mas cada um é para o que nasce.

Trump fez o que se receava (arquitectar a forma de unir os americanos perante um perigo externo para dizer que agora não é altura de pensar em destituição, penso eu de que), que tanto podia envolver a morte de um general muito importante (sénior, como lhe chamam na televisão), como um ataque de mísseis a uma cantina (dos oficiais de alta patente, de preferência) num qualquer quartel na Síria. O modo como o fizeram seria, talvez, mais próximo de Putin ou dos métodos da Arábia Saudita, mas os bons exemplos são para copiar. O problema é que, à frente de uma grande potência, está um presidente (Trump), que parece não jogar com o baralho todo (ou joga e faz batota), mais uma máquina de guerra que precisa de ser alimentada, e do outro lado uns tipos absolutamente desconfiáveis, se é que a palavra existe. Sabemos que os americanos não são flor que se cheire, mas não nos devemos esquecer que os iranianos não querem enriquecer o urânio só porque, para o ter, melhor que seja milionário. Nunca devemos esquecer que o país é um dos maiores produtores de petróleo do Mundo e uma central nuclear devia ser a última das opções razoáveis. Postas as coisas neste pé, lembro aos meus quatro amigos, que vamos voltar a encontrar nos próximos tempos nas nossas televisões, os comentaristas que estão para a política como os paineleiros para o futebol; acantonados em trincheiras, uns pelos americanos, outros pelos iranianos.

Outro dia ouvi alguns convidados a opinarem sobre a morte do tal general iraniano e pensei, por momentos, que o homem afinal não era militar mas sim um santo. Sei que a morte é, por princípio, o caminho mais directo e célere para a canonização, mas um militar de alta patente, iraniano, destacado no Iraque, junto de umas milícias militares, num vespeiro acabado, não deve passar o tempo em que não está a rezar a ajudar velhotas a atravessar ruas. Ou se ajuda, fá-lo-á em nome de Alá que sabemos é grande mas, muitas vezes, pouco misericordioso, pelo menos a fazer fé na vida e obra de muitos dos seus seguidores na Terra.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.