Avarias: O tempo e as modernices

A televisão de Verão (rima e é verdade) não é excepcionalmente pior do que nos restantes meses do ano, mas é pior, um bocadinho. Nos canais que passam filmes e séries assistimos a repetições constantes, mas isso não é nada que não aconteça amiúde, mas no Verão abusam.

Em relação às notícias estamos na mesma, no mundo da irrelevância em que tudo vale o mesmo, ou seja, em que tudo não vale a ponta de um corno.

O que não valerá a ponta de um corno, na minha perpectiva, serão os treinos de Cristiano Ronaldo e são precisamente esses treinos que abrem a secção de desporto dos nossos canais, ditos de referência. Lembro aos meus queridos quatro leitores que falo em treino e não num jogo. Quando então o rapaz fizer o primeiro golo, a casa vem abaixo e a TVI ou a SIC farão um daqueles documentários acompanhados de música ao piano, que fazem sorrir e chorar as pedras da calçada, sobre um rapaz que se fez homem e voltou a ser feliz no lugar em que se deu a conhecer ao Mundo. Se algum dia, vier acabar em Alvalade, então a data do primeiro treino será escolhida para feriado nacional. O normal.


Parece que Paulo Rangel, o putativo candidato a presidente do PSD (ou o António Vitorino do PSD, o que significaria que a sua candidatura a presidente do partido seria lançada, na melhor das hipóteses – e isto se entretanto, não lhe oferecessem uma sinecura num qualquer organismo internacional – lá para a época 2029 – 2030), terá dado uma entrevista para a televisão (não a vi porque a minha religião não mo permite, mas li o que se escreveu sobre ela) em que assumia a sua homossexualidade. Referiu que a sua orientação sexual nunca foi um problema e que já era pública.

Antes, eu tinha a ideia que a generalidade dos políticos, para serem eleitos, não se importariam de vender pai e mãe em hasta pública, mas agora com estas modernices da identidade parece que só falta distribuírem, por todos o país, folhas A5, com a orientação sexual a negrito. Agora vendem alugam oferecem a sua vida privada. Estou-me absolutamente a marimbar para o que um político faz entre os lençóis (serve em cima da mesa, chão ou sofá) e não ponho sequer a questão, mesmo que acontecesse, como dizia o romancista Tom Wolfe, que apenas lhe interessava saber essas coisas, caso o presidente do seu país (EUA) fizesse sexo com galinhas. Ponho o ponto no seguinte: o que faz um político – supostamente liberal como Rangel – expor a sua vida íntima, quando ninguém, além dele, deveria ter a ver com a sua privada?, não sei. Talvez seja oportunismo, acertar o passo com o politicamente correcto ou a incapacidade de lidar com a vox populi consubstanciada nas redes sociais; ou tudo ao mesmo tempo. Uma coisa é certa: neste mundo em que público e privado já não têm limites definidos, rende votos ou simpatia, pôr cá fora tudo o que era suposto ser uma opção individual. Como agora se diz, erradamente, porque não dizer se não se tem nada a esconder? E porquê dizer?

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

“Terra do Atum” de portas abertas para o mundo

Durante o mês de fevereiro, entre os dias 17 e 25, a confraria do...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.