Avarias: Penso eu de que

Já escrevi este artigo, para aí há três anos e desde essa altura não lhe acrescentaria uma palavra (mudava duas vírgulas).

Foi a minha costela xenófoba a falar mais alto e agora retorno à embirração: Trump é muito mau. Revelou-se pior do que podia pensar qualquer vidente que tivesse consultado a bola de cristal, por alturas da sua eleição. Que uma gripe dos Estados Unidos pode significar um problema para o mundo, ou que não nos devemos fechar na nossa concha, são outras variantes, mas aflige-me que continuemos a seguir bovinamente o que se passa pelas terras da América, andando muito susceptíveis com tudo o que se passa no entretanto das eleições nos Estados Unidos. Podia ter uma atitude um pouco mais cosmopolita, dizendo, sim senhor sou cidadão do mundo, interesso-me por tudo o que mexe e anseio por um passado melhor, mas já estou um bocadinho farto de estar cada vez mais dependentes de uma realidade que, ao fim e ao cabo, não é nossa.

Outro dia ouvia as músicas modernas e muitas vezes boas – porque quase nunca passam, por exemplo Tom Waits? – que passam na Antena 3, quando inesperadamente, num programa em que o som ocupa, por norma, cem por cento do tempo disponível (na forma directa ou indirecta), o pivot (é assim que se chama) apresentou o que posso considerar um apontamento, largo, indignado com todas as palavras, sobre os malefícios de Trump e a sua administração. Não tenho a intenção de passar um atestado de boa prática política, ética e moral, mas compreender o que leva um locutor de uma estação portuguesa que habitualmente só passa música (e com muito pouca conversa sobre ela) a encarrilhar uma data de sentenças sobre uma eleição que se passa a milhares de quilómetros daqui, e não compreendo.

Parece que estamos todos a entronizar que nos cabe a extraordinária função de não permitir que Trump volte a ganhar a eleição que é dos americanos (e eles que resolvam os seus problemas), em nome da cultura, inteligência e mais não sei quê cheio de boas intenções, rumo a uma sociedade mais justa. As redes sociais parecem não ter outro assunto, ficamos extasiados de mostrar a nossa superioridade perante não sei quantos milhões de americanos que votaram num tipo que parece ter todos os defeitos de que o acusam. Se procurarmos, no entanto, na base de apoio que elegeu o prodígio da América e arredores, vamos descobrir que são, exactamente os mais pobres que nele votaram. E a esquerda de lá, terá muito mais responsabilidade, na sua possível reeleição, do que nós imaginamos, com as suas obsessões identitárias, tão ou mais perigosas para o futuro da democracia, do que o governo de um troca tintas narcisista, negacionista, supremacista e mais palavras más acabadas em ista.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.