AVARIAS: Sérgio, o Conquistador, e a má educação

Durante duas-semanas-duas Sérgio Conceição papagueou que o campeonato ainda não estava ganho. Quando qualquer dos meus leitores puser os olhos sobre estas linhas, já saberá que o FêCêPê é campeão. Percebo que o treinador do Porto, venha a terreiro (como se diz em futebolês) – até ao momento em que escrevo, Sábado da parte da manhã – dizer que é cedo para cantar vitória, mas não seria má ideia que, jogando contra o Feirense e precisando de um ponto, não repetisse sempre a mesma lenga-lenga, dia após dia, conferência de imprensa após conferência de imprensa. Sei que é neste mundo maluco em que são as televisões a criar as suas próprias necessidades, que os treinadores, comentadores; jogadores e mais ores, dizem o que querem que digam, repetindo até à náusea, não o que sentem mas o que pensam que devem dizer: uma espécie de politicamente correcto do futebol. Afirmar que ainda é cedo (no Sábado de manhã) para dizer que o Porto pode não ser campeão é o mesmo que afirmar a pés juntos que existem dúvidas que no PS vão aparecer mais dirigentes a renegar José Sócrates.
PS – Afinal Sporting e Benfica empataram (antes do final desta crónica) e o FêCêPê é campeão antes de sair para o campo contra o Feirense. Os piores receios (não ser campeão dentro do campo), para a grande consagração dentro do relvado, de Sérgio Conceição, confirmaram-se.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas agora que vamos ter que gramar com a Eurovisão, lembrei-me daqueles concursos que existem em Portugal (e muito provavelmente no que resta do Mundo) com rapazes e raparigas a cantar, a pular, a imitar e a dançar, e que se transmitem em qualquer um dos canais generalistas portugueses. Festival da Eurovisão (que para mal dos nossos pecados – nós tugas, que não temos restaurantes nem hotéis em Lisboa – este ano se passa para cá), apesar dos litros de azeite que escorre e dos interesses instalados – dizem – a que se encontra encostada, tem, pelo menos uma votação sem mais quês nem porquês: são tantos pontos para aqui, tantos para ali e acabou-se. Não existem comentários, conversa e críticas de Chipre (Saiprus em Eládioclímaquês) sobre a canção da Moldávia e vice-versa, apenas sete contra oito pontos. Pelo contrário, nos concursos caseiros, com a aflição de fugirem do óbvio e dar motivo para conversas e conversinhas, traz-se atrás, a moda dos tempos que correm: a de que se deve dizer tudo na cara dos concorrentes, e que se dizer tudo incluir ser mal-educado, muito melhor. Eu sei que, muito provavelmente, não abundará o talento nos amadores que estão a concurso. Que o que eles pensam ser a melhor voz ao cimo da Terra (com tê grande), não passa da melhor voz da rua, mas era bom que o júri não transportasse a ira e o desprezo, retirado da ideia das redes sociais, para o horário nobre da televisão. Ou eu sou um gajo muito antiquado.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.