AVARIAS: Tugas I

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Outro dia pesquei em águas da internet, uma opinião sobre a busca incessante que os órgãos de informação têm vindo a fazer de ramos familiares, no interior do governo da República. Nesta situação particular a TVI tem sido a mais célere garimpeira das pepitas de ouro que são os empregos que se conseguem para a família (eu, acrescentaria amigos) neste e nos governos anteriores, com destaque para os de Cavaco Silva. Os portugueses que estão espantados com as ligações sanguíneas do governo central, parecem – na minha humilde opinião – crianças que acreditam no pai natal ou nos glutões (para os suficientemente velhos que ainda os reconhecem). Se muitos dos municípios (e muitos dos serviços públicos) são o que são, manancial de empregos para gerações e gerações de Silvas, Oliveira e Ferreiras, não vejo grandes hipóteses de se passar uma coisa muito diferente no governo. Aqui estaremos a falar, é certo, em Vasco Leite, Pimentel, Soeiro ou Amorim, apelidos com um pouco mais de patine, mas, no fundo só muda a escala da rede de compadrios. Por acaso, e só por acaso, um passarinho sussurrou-me ao ouvido que, um dia em que, finalmente, consigam regionalizar Portugal, a que famílias vão buscar os burocratas para chefiarem gabinetes e assessorarem o presidente da junta regional mais todo o seu gabinete? Às de cima (ex-secretários de Estado caídos em desgraça, por exemplo) ou aos de baixo (presidentes da Câmara que esgotaram mandatos e ainda não quiseram entrar para uma das empresas municipais que criaram como retaguarda para o seu futuro), como as vilas onde se lavava a louça com o famoso detergente? Uma destas tardes consultei um daqueles gráficos com mais um estudo (este fez-me pensar duas vezes. Os que mostram que, por ter comido umas belas bochechas de porco preto ao almoço vou viver menos dois anos, por via de um colesterol olímpico, esqueço-os imediatamente), em que se dizia que Portugal continua a ser o país europeu em que o elevador social menos funciona; após três ou quatro gerações os pobres continuam pobres e os ricos, ricos. Não funciona o elevador, mas a malta vai mesmo pelas escadas, atrás da família e amigos.
Uma das particularidades da nossa televisão é que nela existe um rolo compressor que esbate as naturais diferenças entre regiões, para pôr toda a gente a falar do mesmo modo, assim numa espécie de linguajar de Lisboa e arredores. Estou a ser um bocadinho desonesto: na televisão até se vai vendo malta com acento do Porto, do interior norte etc. Na rádio é pior; a Antena 3 que consumo, divide a locução entre palavras em inglês (que podiam ser ditas em português, mas não resultavam tão bem) e outras em puro lisboeta. Onde quero chegar? Que mesmo na TV, tenho ouvido uma série de vezes (porque o Benfica jogava lá) o nome “Feirense” e de todas as vezes, sem excepção percebi “Farense”, só porque os jornalistas abrem o “é” a parecer o “á” (como em Lisboa), quando o clube se chama, e digam comigo, “Feirense”, com “é” seguido de “i”.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.