AVARIAS: Uns bravos

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Vejo uns tugas que esperam o avião da selecção nacional, vinda do ex–país dos sovietes. Um paizinho com o seu repectivo rebento à espera que os jogadores cheguem, o miúdo desenrascado, dizendo ao que vem, e o pai explicando porque razão vêm ver os jogadores, dizendo que é para manter o “contato” com quem enverga a camisola das quinas. O “contato” é uma das coisas que ficou errada, avariou-se, depois do último AO: ou seja, podem dizer que cá o mister, devia estar calado, afinal não escrevo segundo as regras, ou pelo menos não escrevo inteiramente segundo as regras (tirando os erros). A questão é que mudaram as regras e à boa maneira portuguesa, muda o que deve e o que não deve.
A palavra rainha nestas barracas é sem dúvida “fato” que muitos tugas preferem, erradamente a “facto”, talvez pelo pendor que temos em abrasileirar uma carrada de coisas, teima que nos ficou a partir de consumos desmesurados de telenovelas da “Globo”. Em português de Portugal, fato ainda continua a ser o que vestimos quando vamos inaugurar um chafariz e somos secretários de Estado. Já “Contato” é a palavra que para os tansos substitui “contacto”, que devia permanecer inalterável, pela simples razão que se lê o cê antes do tê. Os meus caros quatros leitores dirão que não estou a dizer nada que seja novo: estou, porque já tinha lido o erro “contato” mas foi a primeira vez que o ouvi, dito e escarrapachado. Ainda por cima pronunciado por alguém que aparentava estar a explicar gramática ao filho. Está mal!
Também me pareceu incrível que a larga maioria dos portugueses entrevistados no período pré-jogos do Mundial da Rússia tenha declarado aos quatro ventos que esperava que Portugal ganhasse, mas depois de um “grande sofrimento”. Aparentemente, para a maioria do bravo povo que habita este canto junto ao mar, selecção rima com “grande sofrimento”. Que raio de equipa é esta? Que raio de forma é esta de ver as coisas? Ver jogos para sofrer é e a mesma coisa que encher o prato de picante e dizer que se vai morfar, aquele guisado de lulas, mas vai custar muito, muito, suando por todos os poros e mais alguns. É, sofrendo sempre, seja contra a Espanha, seja contra a Lituânia, que nós estamos, dentro e fora do campo?
Em geral, os comentadores referiram-se ao Portugal – Uruguai, como sendo o jogo em que não ganhámos, mas que deixámos tudo dentro do campo, quais guerreiros que dão a vida pela nação. Discordo desta posição. Portugal é muito bom mas não merece a vida de ninguém. Se é retórica, então tiro já o meu cavalinho da chuva, mas os mesmos comentadores que enalteceram a brava dança dos nossos heróis, logo se descoseram. Disseram, “jogámos contra uma nação guerreira”, em que um dos jogadores do seu meio-campo, medindo metro e meio, aparentava chagar aos três metros de altura, tal era o pundonor posto em campo. Afinal de contas, parece que não somos tão guerreiros assim…

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.