Avarias: Vou fazer as contas ao Avarias

Hoje, um de Outubro do ano da graça de dois mil e vinte e um, dia em que escrevo estas singelíssimas palavras, entra em vigor mais um degrau do desconfinamento, que é de todas as palavras feias a que mais me irrita ou, pelo menos, uma das que mais me irrita. Continua a haver um desfile cruzado de medidas que ninguém, à excepção da DGS, entende. O secretário de Estado já veio a terreiro, dizer que todas (as medidas) foram muito competentemente avaliadas e que os tugas que são contra, são os que não perceberam ainda, nem a justeza de se obrigar, por exemplo, máscaras em espaços com mais de quatrocentos metros quadrados, mas não, por exemplo, com quarenta. Parece-me sempre o que se diz (alguns dizem-no) sobre o cinema – um certo cinema, de grandes planos e bilhetes postais – português: se as pessoas não o vão ver é porque não o percebem.


A verdade é que tenho tentado ver alguma da nova produção cinematográfica tuga, assente numa ideia de espectáculo e produções mais profissionais, principalmente ligada a coproduções com canais televisivos, mas os problemas mantêm-se; fraca capacidade para contar uma história e inverosimilhança de muitos dos passos da história. No entanto o desempenho global dos actores vai melhorando, não porque o sejam agora melhores, mas porque a direcção vai-se afastando dos tentáculos do teatro.


O desporto, como espectáculo televisivo e não só, está cada vez mais ligado aos números e à estatística, por via da cada vez maior presença do Excel nas nossas vidas. Mas a estatística é muito e pode ser nada. Quando vemos um jogo de futebol, podemos ser bombardeados com dados durante todo o tempo que se leva de jogo, com excepção dos momentos em que os comentadores de serviço se põem a adivinhar as tácticas.

Quando se esgota a argumentação aí vai mais um número: quantidade de vezes em que Portugal esteve a perder até ao minuto vinte da primeira parte e depois acabou por dar a volta ao resultado, mas apenas quando equipou com calções verdes. Outro dia o grande motivo de regozijo, era o jogo cem de Mourinho na liga dos campeões de futebol. O jogo cem? E o jogo cinquenta não tem direito? Já percebi, todos os dias são momentos para celebração – recentemente descobri que há motivos para comemorarmos o dia das “zonas húmidas”, outro o das doenças “reumáticas.

No futebol estamos a caminho. Cada vez mais me parece (como me confidenciou uma certa pessoa muitíssimo avisada) a aula cem (com Matemática e Português à cabeça), alguém levava um bolo, outros, refrigerantes e até havia o encarregado das palhinhas (hoje caídas em desgraça). Faz algum sentido a obsessão comemorativa do número de jogos em que se marca de cabeça nos primeiros quinze minutos? Faz, quando usamos cada vez mais o retorno a esses rituais da infância, para nos entreter e estimular a atenção. Sempre é melhor que masturbar grilos.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.