Aventura solidária termina em Vila Real de Santo António

ouvir notícia

A aventura de José Figueiredo começou em Caminha e terminou esta sexta-feira em Vila Real de Santo António

Depois de ter percorrido mais de 1700 quilómetros em bicicleta, José Figueiredo chegou esta sexta-feira a Vila Real de Santo António, terminando assim uma jornada voluntária que teve o objetivo de angariar verbas para a construção de uma nova ala pediátrica no Hospital de São João, no Porto.

A aventura solidária começou em Caminha, no dia 13 de agosto, e terminou em frente à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde o ciclista foi recebido pelo presidente da autarquia, Luís Gomes.

A cerimónia irá contou com a presença de Maria Barroso, membro da Comissão de Honra do projecto “Um lugar para o Joãozinho”. Da parte do conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, esteve presente Margarida Damasceno.

- Publicidade -

A iniciativa tem como missão construir a nova ala pediátrica do São João – orçamentada em cerca de 15 milhões de euros – unicamente através do financiamento de empresas privadas e das suas políticas de responsabilidade civil. Foi lançada em 2009, por ocasião das comemorações do 50.º aniversário do hospital.

Durante a viagem, realizada junto à costa, José Figueiredo assumiu a missão de divulgar a causa da unidade hospitalar e de distribuir os muitos panfletos informativos que carregou consigo. Pelo caminho, contaram-se paragens em localidades como Esposende, Valadares (Gaia), Paião (Figueira da Foz) ou o próprio Hospital de João (Porto).

Sob o lema “Construir o Melhor Hospital Pediátrico do Mundo”, a missão apela igualmente ao contributo de pessoas em nome individual ou colectivo, cujos donativos podem ser feitos através de transferência bancária ou na página online do projeto (www.ojoaozinho.com).

O Joãozinho foi a mascote encontrada para dar nome à causa e pretende ser uma figura com a qual as crianças se identificam.

A nova ala pediátrica do São João terá escola integrada e creche, bem como um espaço Ciência Viva. Neste momento, a base do edifício (urgência e cuidados intensivos da pediatria) já se encontra construída.

Fazem parte da Comissão de Honra do projecto “Um Lugar para o Joãozinho” a primeira-dama Maria Cavaco Silva, as ex-primeiras damas Maria Barroso e Manuela Eanes e a duquesa de Bragança, Isabel Herédia. O ex-guarda redes Vítor Baía foi outra das figuras públicas que se juntou à causa, dando rosto à publicidade institucional da campanha.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.