Azinhal: Feira Terra de Maio está de volta com Raquel Tavares como cabeça de cartaz

ouvir notícia

.

A partir de amanhã, quinta-feira, e até ao próximo domingo, a aldeia do Azinhal, concelho de Castro Marim, volta a receber o evento Terra de Maio, este ano aliado ao “Algharb.come”, projetos que visam a promoção do património do Baixo Guadiana através da valorização dos recursos endógenos do território.

Este ano abraçada pelo programa “365 Algarve” e tendo como divisa a promoção e incremento da cabra de raça algarvia e os saberes e sabores a ela associados, a “Terra de Maio & Algharb.come”, que decorre no Pavilhão Multiusos do Azinhal, oferece um diversificado programa, onde cabe a gastronomia local, a comercialização de produtos tradicionais, mostras de vinhos, artesanato ao vivo, demonstrações de cozinha, exposições de variadas temáticas, ateliês infantis e muita animação musical, com particular destaque para o fado e o flamenco no reflexo daquela que é a cultural local de um território transfronteiriço.

Palco também de grandes nomes da música nacional, o certame apresenta este ano o concerto de Raquel Tavares, a decorrer no sábado, dia 26, pelas 22h00.

- Publicidade -

Na gastronomia, a 11.ª edição da Terra de Maio terá dois grandes destaques: no sábado, Laboratório de Gostos com o ‘chef’ Vítor Sobral, grande referência da gastronomia nacional, e, no domingo, o projeto Cataplay, promovido pelo restaurante Tertúlia Algarvia e que junta gastronomia, teatro, música ao vivo e até coreografias.

.

Ainda na gastronomia, a 3.ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, que acontece no sábado, pelas 18h00. Este foi um desafio proposto pela autarquia de Castro Marim à ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) e que resultará num queijo fresco com aproximadamente 40kg de peso e 80cm de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.

Apostando sempre em novas formas de atrair e promover a vinda de visitantes ao evento, este ano haverá uma rede de transportes, gratuita, chamada “A Rota de Maio”, que permitirá que os turistas instalados nas unidades hoteleiras do circuito Mata Rota – Altura – Monte Gordo – VRSA – Castro Marim possam deslocar-se até ao Azinhal.

A abertura da Terra de Maio, esta sexta-feira, pelas 18h00, será animada pela “Tuna Feminina de Beja” e é marcada pela inauguração da exposição “Fado, Património da Humanidade”, uma reprodução da exposição permanente do Museu do Fado. Segue-se um Laboratório de Gostos pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e a apresentação da peça de teatro “2.º Berço da Algarvia” (21h00), pela Associação SATORI. Depois de jantar, pelas 22h00, há baile com “Fábio Lagarto.

No sábado, a manhã é dedicada a um seminário, com a participação da Universidade do Algarve, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e da Associação Odiana, com as temáticas do turismo criativo, gastronomia e agricultura.

Durante a tarde de sábado, a Terra de Maio & Algharb.come oferece várias demonstrações gastronómicas: o “Ronquear do Atum”, pela Confraria de Atum de Vila Real de Santo António, o ‘showcooking’ pelo ‘chef’ Vitor Sobral, o ateliê do pão, a recriação da “Vila de Amêijoas” e a terceira edição do maior queijo de cabra de raça algarvia, com apresentação e prova promovida pela ANCCRAL. Quanto à animação, o evento contará com o grupo de rua “Gaiteiros Abiul”, o Rancho Folclórico do Azinhal, fado com Valentim Filipe & Raquel Peters e o concerto de Raquel Tavares. A fechar esta noite da Terra de Maio, o DJ Gustavo Vera a partir da meia-noite.

Para os amantes de motorizadas, o último dia da Terra de Maio, domingo, começa pelas 9h00 com o terceiro Encontro de Motorizadas, no largo dos cafés da aldeia, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.

.

Pelas 13h00 decorre a entrega de prémios do 22.º Concurso Nacional da Cabra de Raça Algarvia.

Durante a tarde, o grande destaque é a apresentação do espetáculo Cataplay, previsto para as 17h00, com degustação da cataplana no final. Há ainda o Laboratório de Gostos pelo ‘chef’ David Domingues, do Praia Verde Boutique Hotel. Na música, a atuação do grupo de sevilhanas “Ballet Espanhol Gracia Diaz”, a Banda Musical Castromarinense e o grupo “Makarines”.

No sábado e no domingo, dias 26 e 27, será ainda possível participar em workshops de fabrico de queijo artesanal e de tosquia, experimentar a equitação e fazer passeios de burro, para além das demonstrações equestres e da exposição de animais, com destaque para a cabra de raça algarvia.

Cofinanciada pelo programa 365 Algarve, “A Terra de Maio & Algahrb.come” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Azinhal e Associação Backup, com o projeto Algahrb.come.

Tem a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, marca Natural.pt e é um evento integrado no programa Bandeira Azul.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.