Azinhal recebe feira Terra de Maio até domingo

ouvir notícia

A gastronomia, o vinho, o queijo de cabra, entre outros produtos típicos de qualidade voltam a estar em destaque no certame

Certame começa esta sexta-feira e prolonga-se por três dias. A cabra de raça algarvia volta a ser o centro das atenções, mas a feira tem muito mais para oferecer ao visitante

.

A partir de hoje, sexta-feira, e até ao próximo domingo, o Centro Multiusos do Azinhal, no concelho de Castro Marim, abre as portas à quinta edição da feira Terra de Maio, uma das mais importantes mostras de produtos e atividades locais e regionais.

- Publicidade -

Gastronomia, produtos tradicionais, sal de Castro Marim, vinhos do Algarve, artesanato, equitação, folclore e música tradicional portuguesa constituem o programa da Terra de Maio, que é uma homenagem aos sabores e à sabedoria da terra e, ao mesmo tempo, um contributo para a promoção e incremento da cabra de raça algarvia.

A abertura da Terra de Maio acontece esta sexta-feira, às 17h00, seguida de uma arruada pela Banda Musical Castromarinense, numa saudação aos visitantes, produtores e expositores do certame. Também hoje, mas às 19h00, tem lugar a apresentação do livro “Levantamento Etnobotânico na Reserva do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, da autoria do biólogo André Carapeto.

Seminários, provas de vinhos e cozinha ao vivo

No sábado, a jornada dedicada ao mundo rural começa às 10h30 com o seminário intitulado PROVERE – “Agricultura – Uma oportunidade”, que contará com a participação do diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fernando Severino.

Já com as atividades permanentes em desenvolvimento e a animação musical, que serão uma constante ao longo dos três dias do certame, às 16h30 abre o “Laboratório de Gostos” do Pólo da Escola de Hotelaria do Algarve, em Vila Real de Santo António, onde será feita a apresentação e degustação de produtos tradicionais.

Mais tarde, será a vez da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos do Algarve realizar a Prova de Vinhos, na qual os visitantes poderão apreciar vinhos das melhores castas da região, seguindo-se um dos grandes momentos da “Terra de Maio”, entre as 19h00 e as 20h00, que é a ação “Live Cooking” com os chefs de cozinha Pedro Mendes e Guram, que irão confecionar pratos elaborados a partir de produtos da terra, temperados com sal marinho e flor de sal de Castro Marim.

A fechar um dia requintado nos gostos e nos aromas, sobe ao palco da Terra de Maio o grupo Nem Truz Nem Muz, com a participação especial de Amélia Janes, para um concerto às 22h00.

Amêijoas e atum vão à serra algarvia

No domingo, último dia da Terra de Maio, realiza-se o passeio pedestre do Azinhal denominado “Uma Janela para o Guadiana”, a partir das 10h00 e com início marcado para o Largo de Santa Bárbara.

A partir das 15h30 decorre a Mostra de Pratos Típicos e Degustação de Atum, a cargo da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. Nesta tarde, em que os frutos do mar vão estar à mesa da Terra de Maio, a Cooperativa Formosa apresenta “Vila de Amêijoas”, uma técnica tradicional de confecionar ameijoas a partir de uma base em chapa, recebendo o calor libertado por uma laje.

Quase no fecho do certame, destaca-se a realização de um espetáculo de fado, com as participações dos fadistas Pedro Viola e Aurora Gonçalves.

No âmbito das atividades permanentes, os visitantes poderão tomar contacto com stands de caça e pesca e, ainda, experimentar um simulador de tiro.

Mas a Terra de Maio também terá atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público de palmo e meio. Os mais jovens têm à disposição ateliês do burro e do pão, a descoberta das espécies florestais, a equitação e os jogos tradicionais.

A Terra de Maio é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Entidade Regional do Turismo do Algarve (ERTA), da Escola de Hotelaria do Algarve, da Associação Qualifica, da Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve, da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, da Associação Odiana e da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.