B Fachada actua dia 10 de julho no Teatro das Figuras

ouvir notícia

 

Considerado um dos músicos mais promissores da nova geração de “novos românticos”, no panorama musical português, Bernardo Fachada é um canta-autor e multi-instrumentista (viola braguesa, guitarras várias, teclados vários, percussões várias, programações, palmas e outros).

A meio caminho entre a pop anglo-saxónica, a música popular brasileira, a folk e a ruralidade lusa, o segredo da sua música, se é que há segredo, está na forma como disfarça o seu trabalho meticuloso por uma aparente intuição. Minimal no processo de gravação, e nos meios utilizados – uma viola braguesa e um harmónio, percussão nascida de improvisação caseira e “orquestrações” criadas com harmonias vocais -, toda ela vive da ideia de canção e do seu poder evocativo. É música tradicional, no sentido de ser enformada pela tradição popular, pela ideia de cantautor, mas não está presa a ideias pré-determinadas.

- Publicidade -

«Amores e desamores, amantes e amigos, viagens e passeios: B Fachada cumpre a promessa e edita ainda em 2009 aquele que, não sendo só sério, é o seu primeiro álbum a sério. Cobre-se de cores outonais, aconchega-se em invernosa prudência e revela com imperturbável clareza a dimensão de um talento que só os mais esperançosos anteciparam nesta exacta medida, toda ela transbordante, impetuosamente juvenil e impossivelmente vívida.»

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.