Bactéria dos pepinos: DGS em alerta

ouvir notícia

Está tudo pronto para tratar um eventual doente infetado com a bactéria detetada em pepinos espanhóis, que na Alemanha já matou 15 pessoas. No entanto, o diretor-geral da Saúde garante em entrevista ao Expresso que ainda não há nenhum caso registado em Portugal.

Horas depois de fazer chegar aos médicos do Serviço Nacional de Saúde um conjunto de orientações relativas ao surto infeccioso provocado por uma bactéria detetada no Norte da Alemanha em pepinos importados de Espanha, o Diretor-Geral de Saúde (DGS ), Francisco George, garante ao Expresso que Portugal está pronto para tratar eventuais viajantes que cheguem a território nacional.

Em contacto permanente com as autoridades alemãs, a DGS já colocou de prevenção o laboratório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, onde serão realizadas as análises que permitirão confirmar o diagnóstico clínico.

- Publicidade -

As infeções por Escherichia coli entero-hemorrágica (E.coli) têm um período de incubação de entre três a oito dias e causam uma gastrenterite aguda, frequentemente acompanhada de febre, vómitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta.

A doença tem uma duração de entre cinco a sete dias.

O surto infeccioso causado por uma variante extremamente agressiva da bactéria, a Síndrome Hemolítica Urémica (HUS), que provoca graves danos renais, intestinais e no sistema nervoso central, tendo provocado a morte a 15 pessoas na Alemanha e uma na Suécia.

Aos 16 mortos somam-se 1.400 infetados, dos quais 350 padecem da síndrome.

COMO PREVENIR: OS CONSELHOS DA DGS

Lavar cuidadosamente a fruta e os vegetais;
Não utilizar os mesmos utensílios para diferentes alimentos;
Separar os alimentos em preparação dos alimentos cozinhados;
Lavar as mãos antes e após a preparação de alimentos e entre a preparação de alimentos diferentes;
Lavar as mãos antes e após a ida à casa de banho.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.