Bailote em exposição na galeria municipal de Albufeira

ouvir notícia

A obra de um dos mais notáveis pintores algarvios do século XX vai estar em exposição, na galeria municipal de Albufeira, até dia 27 de novembro.

Esta é uma homenagem do município a Bailote, um dos mais talentosos pintores do concelho, através de uma exposição da sua obra, cuja inauguração decorreu no passado sábado.

Barreto Bailote (1913-1986) foi um dos nomes mais expressivos ao nível da pintura algarvia do século XX. Autodidata por vocação, só aos 35 anos começou a pintar a óleo.

- Publicidade -

Os seus triunfos de pintor principiaram praticamente em 1952, quando expôs em Estocolmo, onde vendeu muitos quadros. Tem hoje óleos seus espalhados pela Inglaterra, pela Alemanha, pelos Estados Unidos.

Durante muitos anos, João Bailote expôs nas paredes do seu café os quadros que produzia, fazendo daquele espaço a primeira galeria de arte do Algarve. Atualmente, “Bailote” é um dos restaurantes do Centro Antigo da cidade, bastante procurado pelo turismo.

Depois de, em 1997, a Câmara de Albufeira o ter distinguido a título póstumo com a medalha de mérito – grau ouro, relembra-o agora com uma exposição onde estarão disponíveis algumas das suas obras mais ilustres.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. É DE SALUTAR UMA EXPOSIÇÃO DE BAILOTE,A QUEM A CAMARA POUCO TEM FEITO,
    PARA ALÉM DE DAR O SEU NOME A UMA RUA—–MUITO ÁQUEM DO SEU ESTATUTO.
    BAILOTE INFELIZMENTE É QUASE DESCONHECIDO DO ALBUFEIRENSE MAIS JOVEM.

    LAMENTÁVEL,É QUE TENHA INCLUIDO NESTA EXPOSIÇÃO 2 OBRAS QUE NÃO SÃO DO PINTOR E QUE FORAM ADQUIRIDAS PELA CAMARA,COMO ESTUDIOSO E CONHECEDOR DA OBRA DO PINTOR SALTA Á VISTA QUE ESTAS OBRAS NÃO LHE PERTENCEM E FORAM PINTADAS POR UM CARPINTEIRO CHAMADO PIÇARRINHA,QUE SE VANGLORIAVA DE COPIAR E FAZER ”BAILOTES”COMO LHES CHAMAVA PARA DECORAR A SALA,E A CAMARA NA SUA IGNORÂNCIA,OS TENHA ADQUIRIDO COMO -BAILOTE’S-
    APESAR DISSO VIVA BAILOTE

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.