Baixo Guadiana, Faro e Vilamoura integram rede de estações náuticas certificadas

ouvir notícia

O Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar atribuiu, na última sexta-feira, os certificados às primeiras 15 Estações Náuticas de Portugal (ENP), entre as quais se encontram Baixo Guadiana, Faro e Vilamoura. A cerimónia decorreu na Alfândega do Porto, no âmbito do Dia Nacional do Mar.

Marina de Vilamoura

As Estações Náuticas têm por base uma rede de oferta turística náutica de qualidade, local ou regional. Estão organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, incluindo oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outros serviços relevantes, com o objetivo de atrair turistas e outros utilizadores, criando experiências diversificadas e integradas. Desta forma, apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico.

Trata-se de um conceito que já existe noutros países e que começa agora a ganhar forma em Portugal. A primeira fase de candidatura decorreu entre 1 de março e 30 de junho de 2018 e as certificações foram agora entregues.

- Publicidade -
Porto de recreio de VRSA

A Estação Náutica do Baixo Guadiana é coordenada pela Associação Naval do Guadiana, de Vila Real de santo António, e integra parceiros, públicos e privados, da Andaluzia e dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Mértola. Por seu turno, a Estação Náutica de Faro é coordenada pela Câmara Municipal de Faro e tem mais de quatro dezenas de entidades parceiras. A Estação Náutica de Vilamoura é coordenada pela Câmara Municipal de Loulé e pela Marina de Vilamoura e conta com 65 entidades parceiras.

Além daquelas três, localizadas no Algarve, também foram certificadas as do Alto Minho, Aveiro, Avis, Castelo de Bode, Ílhavo, Lago de Alqueva, Litoral Cascais, Matosinhos, Murtosa, Oeste, Sines e Vagos.

Porto de recreio de Faro
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.