Baleia morta já está a ser retirada da água em Vila Real de Santo António

ouvir notícia

A baleia que encalhou na terça-feira na praia de Santo António, em VRSA, está a ser retirada da água junto às instalações da empresa Nautiber, confirmou o JA no local. 

O comandante do porto de Vila Real de Santo António, Rui Andrade, refere ao JA que está “em processo” a tentativa de retirar o animal da água, que “seguirá posteriormente para um aterro sanitário”. 

A baleia, com cerca de 14 e 16 metros de comprimento e 20 toneladas, foi rebocada por um barco desde o pontão de Vila Real de Santo António, onde se encontrava na terça-feira ao final da tarde, para um local junto das instalações da empresa Nautiber. 

- Publicidade -

Segundo a mesma fonte, para rebocar o animal morto foi necessária a intervenção de mergulhadores dos bombeiros de Vila Real de Santo António, que ataram cabos ao corpo da baleia para ser deslocada por uma embarcação. 

Estão envolvidas nesta operação cerca de 20 pessoas da Polícia Marítima, da Estação de Salva-Vidas, da Capitania e do serviço de Proteção Civil de Vila Real de Santo António, além de elementos da Docapesca e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. 

Esta baleia encalhada foi avistada na terça-feira de manhã por populares na praia de Santo António, acabando por ser arrastada pelo “vento algo forte de sudoeste” durante a tarde e ficando encostada ao molhe que separa o rio Guadiana daquele areal, a cerca de mil metros. 

Devido à falta de condições de segurança e meteorológicas, a retirada do animal da água foi adiada para hoje, quarta-feira. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.