Baleias e golfinhos continuam a dar à costa nas praias algarvias

ouvir notícia

.

Desde o início do ano já deram à costa cerca de 30 golfinhos nas praias algarvias, alguns deles nas últimas semanas, mas também baleias, tartarugas e até um atum com cerca de dois metros.

Um dos últimos casos foi o de uma baleia adulta que arrojou a oeste da Praia do Tonel, em Sagres, na passada quinta-feira.

Quatro dias antes tinha dado à costa uma outra baleia e uma tartaruga de couro, na Ilha de Cabanas de Tavira e na Ilha de Tavira (entre a Terra Estreita e o Barril), respetivamente.

- Publicidade -

Poucos dias antes tinham sido encontrados um atum, com cerca de dois metros, e uma cria de baleia-anã, com 1,5 metros, também na Ilha de Tavira, bem como um golfinho bôto adulto, com dois metros, na Manta Rota.

.
A baleia adulta que deu à costa em Sagres

No início de julho já tinha dado à costa uma cria de golfinho comum, com dois metros, na zona de Olhão da Ria Formosa. Antes, tinha surgido uma cria de baleia-anã morta na Praia da Alagoa (Altura, concelho de Castro Marim).

Mas estes são apenas alguns exemplos das dezenas de casos que têm sido registados nas praias algarvias.

Os especialistas explicam que esta situação intensifica-se quando há forte ondulação de sueste, a qual arrasta os animais mortos para a costa, e garantem que a quantidade de animais que tem dado à costa é idêntica à que tem sido registada em anos anteriores.

Domingos Viegas

.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.