Banco Alimentar do Algarve dá comida a 23 mil pessoas

ouvir notícia

Voluntários num dos armazéns do banco Alimentar do Algarve

O número de pessoas apoiadas pelo núcleo do Algarve do Banco Alimentar Contra a Fome, criado há oito anos, subiu no ano passado de 15 mil para 23 mil, um valor que corresponde a cerca de 8 mil famílias.

Nos dois anos anteriores, já em período de crise, o número de pessoas apoiadas tinha passado de 13 mil para 15 mil, mas o grande aumento verificou-se precisamente até ao final de 2014.

O Banco Alimentar do Algarve vai realizar mais uma campanha direta de angariação de alimentos no próximo fim de semana (sábado e domingo), a qual será complementada pela “Campanha Vale”, que se prolongará até 7 de junho, e pela campanha online (www.alimenteestaideia.net), que arranca esta sexta-feira e decorre durante dez dias.

- Publicidade -

O grande objetivo desta nova campanha é a recolha de 125 toneladas de alimentos, através da colaboração de mais de 2000 voluntários distribuídos por 140 pontos de recolha e dois pontos de triagem dos alimentos recolhidos (Faro e Portimão), para futura distribuição.

Este ano as campanhas diretas em hipermercados, supermercados, minimercados e alguns mercados municipais decorrem sob o lema “Dar 2 vezes”, que resulta do aprofundar da responsabilidade social e ecológica do Banco Alimentar, que optou por substituir o tradicional saco de plástico por um saco de papel, que está de acordo com as normativas europeias que entrarão em vigor no próximo ano.

“No próximo fim de semana estamos totalmente disponíveis para receber quem nos queira visitar e doar um pouco do seu tempo ou do produto do seu esforço, sob a forma de alimentos que ajudarão alguém que teria uma vida muito mais difícil sem eles”, apela o presidente do Banco Alimentar do Algarve.

Mas o que é que as pessoas podem doar? Nuno Cabrita Alves recorda que a base são os produtos alimentares não perecíveis. No entanto, sublinha que “o leite, o azeite e a alimentação para crianças até aos três anos (papas lácteas, farinhas e leites) nunca são suficientes em quantidade”.

Voluntários precisam-se

“Quem quiser fazer serviço de voluntariado nos nossos armazéns, basta aparecer nas nossas instalações de Faro e Portimão, entre as 10h00 e a 01h00 da manhã do dia seguinte, no próprio fim de semana, sábado e domingo. Não há necessidade de inscrição prévia. Quanto ao voluntariado para as lojas, a inscrição deve ser feita o mais rápido possível, para que possamos alocar o voluntário a um estabelecimento próximo da sua residência”, explica o presidente do Banco Alimentar do Algarve.

As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail geral do Banco Alimentar ([email protected]) ou do específico para voluntários ([email protected]), bem como por telefone (289 872 426, de Faro, ou 282 482 172, de Portimão).

Refira-se que a sede do Banco Alimentar do Algarve situa-se na Urbanização Santo António do Alto, em Faro, enquanto o polo de Portimão está localizado na Urbanização Industrial Vale da Arrancada.

.

(Reportagem completa no suplemento JA Magazine que acompanha a edição impressa do Jornal do Algarve da última quinta-feira)

.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.