Banco Central do Japão baixa taxa de juros para zero a 0,1 por cento

ouvir notícia

O Banco Central do Japão decidiu hoje, por unanimidade, baixar as taxas de juros para zero a 0,1 por cento.

Desde dezembro de 2008, a taxa de juro interbancário era de 0,1 por cento e a decisão de hoje coloca-a praticamente a zero, com o objetivo de incentivar a recuperação económica e lutar contra a deflação.

Em comunicado, o Banco do Japão explica que prosseguirá a sua política de taxas de juro virtualmente a zero enquanto o considere conveniente para conseguir uma estabilidade nos preços, a médio e longo prazo.

- Publicidade -

A entidade financeira, que tinha sido pressionada pelo Governo para flexibilizar ainda mais a sua política monetária, explicou que a economia japonesa continua a mostrar sinais de recuperação, mas está a debilitar-se “ em parte por causa da desaceleração das economias estrangeiras e pelos efeitos da valorização do iene”.

A decisão do Banco Central do Japão superou as expetativas do mercado, que só previa uma alteração das taxas num programa já vigente de empréstimos a juros baixos, e produziu de imediato uma subida de 01 por cento do índice Nikkei da Bolsa de Tóquio, assim como uma ligeira desvalorização do iene.

Na reunião de dois dias que hoje terminou em Tóquio, o Banco Central decidiu também estudar a possível criação de um fundo para adquirir títulos de crédito do Governo e outros ativos, com o objetivo de colocar mais dinheiro em circulação.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.