Banco de livros escolares ajuda famílias a enfrentar a crise

ouvir notícia

.

Em tempo de crise, São Brás de Alportel marcou o início do novo ano letivo com a criação de um Banco de Livros Escolares, uma iniciativa que tem por objetivo a recolha e partilha de manuais escolares pelas famílias

O período de crise que o país atravessa aliado ao crescente índice de desemprego, entre outros fatores de instabilidade, dificultam cada vez mais a capacidade das famílias fazerem face às despesas regulares. O início do ano letivo e a necessidade de aquisição de livros e materiais escolares sobrecarrega o parco orçamento familiar e acentua ainda mais essa dificuldade.

Foi atenta a esta realidade que a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, com o apoio do Agrupamento de Escolas, criou o Banco de Livros Escolares, um projeto que conta com a parceria da Loja Social de São Brás de Alportel, num apoio da câmara municipal, da junta de freguesia de São Brás de Alportel e da farmácia Dias Neves.

- Publicidade -

Segundo os responsáveis, o grande objetivo desta iniciativa é “minimizar as dificuldades sentidas por inúmeras famílias”.

“Todos juntos por um objetivo comum: recolher o máximo número possível de livros escolares usados, de todos os anos de escolaridade e de todas as épocas que estejam em bom estado de conservação, para chegar a quem deles mais precisa”, explicam os promotores.

Refira-se que a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel é a primeira associação de pais do país a integrar a Rede Nacional de Bancos de Entrega e Recolha de Manuais Escolares, através do movimento pela reutilização dos livros escolares, um projeto nacional que visa ligar o país numa rede solidária.

Ajudar famílias com mais dificuldades

Segundo apurámos, os livros recolhidos destinam-se a ajudar famílias com mais dificuldades em adquirir os manuais escolares para os seus filhos.

Para aceder a este banco solidário de livros escolares os pais ou encarregados de educação das crianças e jovens devem dirigir-se à sede da Associação de Pais, na Escola Poeta Bernardo de Passos, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00, de modo a fazer o seu pedido.

“Este projeto solidário contribui ainda para prolongar o tempo de vida dos livros usados, implementando ao mesmo tempo o espírito de entre ajuda entre os membros da mesma comunidade em prol da educação dos mais jovens e de um futuro mais justo e inclusivo”, realça a autarquia.

Os manuais devem ser entregues na sede da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel, localizada na Escola EB 2/3 Poeta Bernardo de Passos (Rua 1.º de Junho), de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 18h00.

Poderá ainda fazer a entrega de livros durante os horários de funcionamento da sede da junta de freguesia, da Loja Social, ou da Farmácia Dias Neves.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.