Bandeiras alertam para risco da exposição ao sol

ouvir notícia

O projeto consiste na sinalização do índice ultravioleta, através de um sistema de bandeiras gota nas praias. O índice estabelece cinco patamares da perigosidade à exposição solar e estabelece, para cada índice, um conjunto de medidas de proteção

Os alunos e professores do agrupamento de escolas Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, pretendem alargar a mais praias um sistema visual inovador, que permite alertar os banhistas para a perigosidade da exposição solar. O projeto “Há UV na praia”, que esta época balnear está em três praias de Portimão e Lagoa, consiste em desfraldar uma bandeira indicativa por cada um dos índices ultravioleta. Para cada índice, também há um conjunto de medidas de proteção

 

O Algarve é uma das regiões europeias mais expostas aos riscos de exposição à radiação ultravioleta (UV). No último mês, a região algarvia tem apresentado mesmo um risco “muito elevado” de exposição aos raios UV, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

- Publicidade -

Esta situação preocupante levou o agrupamento de escolas Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, a desenvolver o projeto “Há UV na praia”, que está a funcionar em várias praias de Portimão desde a época balnear de 2016. Este ano, o projeto foi alargado a mais praias de Portimão e também do concelho vizinho de Lagoa.

Segundo Francisco Pereira, coordenador do projeto, a ideia consiste na sinalização do índice ultravioleta, através de um sistema visual (bandeiras gota) nas praias.

Ou seja, o projeto consiste em desfraldar, no meio balnear, uma bandeira indicativa por cada um dos índices ultravioleta. Este índice estabelece cinco patamares da perigosidade à exposição solar (baixo, moderado, alto, muito alto e extremo) e estabelece, para cada índice, um conjunto de medidas de proteção pessoal.

“As bandeiras são mudadas, hasteadas ao longo do dia, em função da variação da intensidade do índice UV, cabendo esta responsabilidade ao colaborador do concessionário, responsável pelos chapéus-de-sol e pelo lounge de praia, com a colaboração do nadador-salvador dessa praia”, explica o professor do agrupamento de escolas Manuel Teixeira Gomes, acrescentando ainda que foi criada uma app, gratuita para smartfone, que informa, e alerta, para a variação do índice UV ao longo do dia…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 21 DE JUNHO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.