Barco com 300 migrantes a bordo pede socorro no Mediterrâneo

ouvir notícia

.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou ter recebido uma chamada de emergência a reportar um novo naufrágio no Mediterrâneo, ao largo da costa italiana. Trata-de um barco com cerca de 300 migrantes a bordo, sendo que pelo menos 20 deles morreram, segundo a mesma fonte.

“A chamada dava conta de 300 pessoas neste barco que está a afundar. Há pelo menos 20 vítimas”, anunciou Joel Millman, porta-voz da organização, citado pela “Sky News”.

As operações de resgate deverão iniciar-se em breve, desconhecendo-se ainda mais pormenores.

- Publicidade -

Este naufrágio acontece depois de outra embarcação – com cerca de 200 pessoas a bordo – ter afundado esta segunda-feira ao largo da ilha grega de Rhodes, no sudoeste do mar Egeu, causando três mortos, incluindo uma criança.

No domingo, outro barco com cerca de 900 migrantes também naufragou a cerca de 70 milhas da costa da Líbia.

Esta segunda-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia estão reunidos em Luxemburgo para discutirem as respostas à crise na sequência destes naufrágios.

“Nós temos o dever político e moral para execercer o nosso papel. O Mediterrâneo é o noso mar e temos que atuar juntos enquanto europeus. É o nosos interesse e a nossa credibilidade. A União Europeia está construída sob a proteção dos Direitos Humanos e dignidade humana – precisamos de ser consistentes nisto”, declarou Federica Mogherini, chefe da diplomacia europeia, citada pela BBC.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados (ACNUR) acusa as autoridades europeias de não estarem a fazer o suficiente para salvar vidas de migrantes que tentam escapar dos conflitos em África e no Médio Oriente, e que morrem no Mediterrâneo, quando tentam chegar à Europa.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.