Barco de pesca afunda-se no porto de Vila Real de Santo António (atualizada)

ouvir notícia

A embarcação tem cerca de 12 metros

Incidente não causou vítimas. Autoridade Marítima está a conter fugas de combustível e de óleo hidráulico, para impedir que alastrem pelo rio Guadiana. Proprietário não tem explicação para o sucedido. Autoridades estão a investigar

Domingos Viegas

Uma embarcação de pesca com cerca de 12 metros afundou-se hoje no porto de Vila Real de Santo António, junto à Docapesca. O incidente não causou vítimas e a Autoridade Marítima está agora a tentar conter uma fuga de combustível, através dos denominados cordões de contenção e mantas, de forma a evitar que o foco de poluição alastre.

- Publicidade -

O alarme foi dado cerca das 8h00 da manhã desta terça-feira e a Autoridade Marítima acorreu imediatamente ao local, estando neste momento a tentar impedir que o combustível se alastre pelo rio Guadiana. De acordo com o proprietário, a embarcação “Herança do Mar” tem cerca de 100 litros de gasóleo nos depósitos.

“Houve um pequeno derrame, que está a ser contido através de cordões, e também saiu algum óleo hidráulico, que é mais espesso, mas as mantas estão a ser eficazes”, explicou ao Jornal do Algarve o capitão do Porto de Vila Real de Santo António, Sameiro Matias.

Entretanto, já estão a caminho as denominadas barreiras de contenção de poluentes do Departamento Marítimo do Sul. “O passo seguinte será fazer emergir a embarcação, leva-la para um local seguro, de forma a desimpedir o porto, e depois tentar perceber o que é que aconteceu”, explicou Sameiro Matias.

António Botelho, proprietário da embarcação, não encontra explicação para o sucedido: “A embarcação está parada há oito dias por causa do mau tempo e ainda ontem à tarde estava tudo bem. Apercebi-me disto esta manhã. Não tenho explicaçao”, disse, ao Jornal do Algarve.

“Alguma coisa aconteceu. Deve ter feito água e não acionou a bomba de esgoto. Mas ainda é prematuro tentar encontrar uma explicação. Vamos investigar e, certamente, chegaremos às conclusões”, garantiu o capitão do Porto de Vila Real de Santo António.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.