Barragem de Odeleite vai ter praia fluvial

ouvir notícia

Barragem de Odeleite

A Câmara Municipal de Castro Marim já formalizou a escritura de um terreno, pelo valor de 18 mil euros, para a construção de uma das praias fluviais previstas no Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite.

A praia fluvial será implementada numa área de 6100 metros quadrados. Num terreno contíguo, um particular está a avançar com um projeto de infraestruturas complementares à praia, nomeadamente de um parque de auto caravanismo.

A barragem de Odeleite, construída entre 1992 e 1998, serve para abastecimento público de água e está ligada por um túnel à barragem vizinha de Beliche. É a principal infraestrutura de armazenamento de água do sotavento algarvio e situa-se junto à localidade com o mesmo nome, sede de freguesia do concelho de Castro Marim.

- Publicidade -

Nos últimos anos, a barragem de Odeleite tem sido procurada por banhistas como zona de lazer. “A construção desta praia permitirá acabar com a utilização ilegal e insegura desta barragem para banhos, como tem vindo a acontecer”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que este é o primeiro passo previsto do Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite, que estava há uma década pendente no Ministério do Ambiente.

A localização da barragem de Odeleite, junto ao IC 27, que faz atualmente a ligação entre Castro Marim e Alcoutim e, quando concluído, fará a ligação a Mértola e a Beja, é um dos fatores previstos para o sucesso deste empreendimento.

“Estabelecendo, pelo interior, uma alternativa à A 2 e ao IC 1 nas deslocações de e para o Algarve, esperamos atrair muitos veraneantes que por aqui passam”, frisa Francisco Amaral.

“Pela experiência que tive com a praia fluvial de Alcoutim, que é a maior atração turística da vila, uma praia fluvial na barragem de Odeleite irá dinamizar aquela zona, sobretudo de uma perspetiva económica”, afirma o autarca. A arquiteta responsável pelo projeto da praia fluvial de Castro Marim é Ana Paula Carvalh, a mesma que desenvolveu o da praia fluvial de Alcoutim.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.