Batata-doce de Aljezur com alta procura e baixa produção

ouvir notícia

As batatas-doces são colhidas entre setembro e meados de novembro e podem ser fornecidas com qualidade até abril

Aumentar a produção e o número de produtores certificados é o grande desafio que a Associação dos Produtores de Batata-Doce de Aljezur tem pela frente. Atualmente, a produção neste concelho ronda as 300 toneladas anuais e “esgota-se rapidamente”, revela o presidente Manuel Marreiros

A produção anual de batata-doce certificada em Aljezur ronda as 300 toneladas. É muito pouco para satisfazer a procura atual, queixa-se ao JORNAL DO ALGARVE o presidente da Associação de Produtores de Batata-Doce de Aljezur (APBDA), Manuel Marreiros.

Para garantir desde já o futuro desta cultura emblemática da região, a prioridade da associação passa pelo aumento da produção e do número de produtores certificados. “A produção esgota-se rapidamente e acabamos por ter uma presença pouco significativa junto do consumidor”, lamenta Manuel Marreiros.

- Publicidade -

Atualmente, a associação conta com cerca de uma centena de produtores associados, mas a maioria já tem idades avançadas e apenas 20 produzem a batata-doce de Aljezur certificada.

No entanto, também surgem sinais de esperança: “A média de idades dos produtores tem vindo a baixar, podendo afirmar-se que não ultrapassará os 50 anos. Isto porque têm-se fixado novos produtores oriundos de fora de Aljezur e de Odemira, bem como novas empresas produtoras”, adianta o presidente da APBDA…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 29 DE NOVEMBRO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.