Batata-doce de Aljezur: o suplemento vitamínico que (realmente) vale a pena

ouvir notícia

Em Aljezur existe uma lenda sobre a tomada do castelo aos mouros, em 1249. Os cavaleiros terão ingerido uma “poção mágica” elaborada a partir da batata-doce

A população de Aljezur defende – e os nutricionistas confirmam – que a batata-doce produzida na região de modo biológico “é única, dá energia e saúde”, sendo muito melhor e mais barata do que qualquer suplemento vitamínico. E até dá para emagrecer sem passar fome! Estas qualidades e o potencial deste produto foram realçadas ao JA pelo presidente da câmara, José Amarelinho, na véspera do Festival da Batata-Doce de Aljezur

 

Originária da América do Sul, a batata-doce há muito faz parte dos hábitos alimentares das gentes de Aljezur. Reza a lenda que a invasão e tomada do castelo de Aljezur aos mouros, em 1249, se deveu a uma poção elaborada a partir da batata-doce: nada mais, nada menos que a famosa feijoada de batata-doce de Aljezur!

- Publicidade -

Segundo a história, antes de cada importante batalha, os cavaleiros utilizavam como complemento vitamínico essa “poção mágica”, uma vez que naqueles tempos não era tarefa fácil carregar com as armas e as armaduras. E o resultado foi uma vitória esmagadora que deixou os mouros boquiabertos!

Os nutricionistas destacam os benefícios da batata-doce no combate “à obesidade, à arteriosclerose e hipertensão, estando comprovado cientificamente que também auxilia a corrente sanguínea”
Os nutricionistas destacam os benefícios da batata-doce no combate “à obesidade, à arteriosclerose e hipertensão, estando comprovado cientificamente que também auxilia a corrente sanguínea”

Porém, esta é apenas uma lenda como muitas outras, pois só no século XVI é que a batata chegou a Portugal e à Europa, através das caravelas que cruzavam o oceano Atlântico.

Seja como for, nos dias de hoje, a batata-doce continua a ser considerada um alimento completo e muito saudável. E há provas vivas disso mesmo, como António Novais Henriques. Bem perto de completar 80 anos de idade, este oficial do exército reformado e sócio-fundador da Associação de Produtores de Batata-Doce de Aljezur (APBDA), não tem dúvidas que a batata-doce deste concelho “é única, dá energia e saúde”…

(NOTÍCIA PUBLICADA NA ÍNTEGRA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – DIA 24 DE NOVEMBRO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.