Berbigão para todos os gostos em aldeia de Portimão

ouvir notícia

.

Cozinhado de mil e uma maneiras, o berbigão vai ser o prato forte do festival que se realiza na Figueira, nos próximos dias 8 e 9 de setembro. A música e a animação também levam a festa à aldeia do concelho de Portimão, cuja população continua a manter uma forte ligação com a apanha do berbigão na Ria de Alvor.

Massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão e berbigão ao natural. Já está com água na boca? Pois bem, estes são apenas alguns dos pratos que os amantes deste bivalve poderão degustar, caso queiram deslocar-se, no fim de semana de 7 e 8 de setembro, ao concelho de Portimão, mais concretamente ao polidesportivo da Figueira.

É lá que vai decorrer, pelo décimo ano consecutivo, o Festival do Berbigão – uma organização da Sociedade Recreativa Figueirense, com o apoio da Câmara de Portimão e junta de freguesia da Mexilhoeira Grande – num recinto com capacidade para cerca de 400 lugares sentados.

- Publicidade -

O berbigão é, sem dúvida, o prato forte deste certame. Mas para os menos apreciadores deste bivalve existem outras sugestões, nomeadamente frango assado ou salada de polvo. “Também os doces regionais e outros acepipes fazem parte do menu”, adiantam os responsáveis.

Com este festival, a população da Figueira pretende realçar a forte ligação que mantém com o berbigão, já que, noutros tempos, “a sua apanha na Ria de Alvor e posterior comercialização foi um meio de sobrevivência para muitas famílias da região”, relembra a organização.

A música também vai estar presente na festa. No primeiro dia, o programa de animação inclui a Banda Atlantis e a atuação da artista Maria Lisboa, enquanto, no dia seguinte, após a atuação da organista e vocalista Vera Lúcia, a música tradicional ficará a cargo do Grupo Coral, seguindo-se o cantor Tony das Favelas.

Para os apreciadores da música e da mais genuína comida algarvia, resta referir que o certame abre as portas às 19h00 e encerra à 01h00 e a entrada custa três euros, com direito a um pires de berbigão.

NC/JA
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.