Berlusconi sai de cena na Itália após série de escândalos

ouvir notícia

Silvio Berlusconi é uma personagem política bem conhecida em todo o mundo, seja por causa das suas festas marcadas pela presença de jovens raparigas, pelas suas frases polémicas ou pelos seus envolvimentos em escândalos de corrupção. Desde 1994, quando foi eleito pela primeira vez primeiro-ministro da Itália, tem sido uma figura política central, mas a sua fama e fortuna já chamavam a atenção bem antes disso.

A primeira vez que Berlusconi apareceu na lista da revista Forbes como uma das pessoas mais ricas do mundo foi em 1988 e, desde então, não saiu do ranking. Mesmo tendo caído cerca de 50% nos últimos dez anos, a fortuna do político – proprietário da empresa de media italiana Mediaset, empresas de entretenimento, bancos, além de presidente do clube de futebol Milan – ainda é estimada nuns módicos seis mil milhões de euros.

Antes visto como inatingível pelos escândalos, a opinião pública começou a cansar-se do primeiro-ministro, eleito três vezes para o cargo. Apesar de já ter sido agredido nas ruas antes (em 2004), em 2009 um episódio marcou a reprovação da população, quando foi agredido durante um comício em Milão com uma miniatura da Catedral de Milão. Na ocasião, Berlusconi fraturou o nariz e partiu dois dentes. A sua imagem política foi caindo aos poucos, conforme foram aparecendo acusações de suborno, conspiração, evasão fiscal, fraude fiscal, desvio de verbas públicas, corrupção e de envolvimento com prostituição nas famosas festas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.