Bernardino Pereira, um farense não nascido em Faro

É um daqueles casos pragmáticos em que, não havendo nascido na capital sulina, a ela se dedicou de alma e coração, prestando relevantes e assinalados serviços, extensivos a toda a Região.
Fê-lo em especial na actividade comercial e no futebol, havendo alcançado sucessivos êxitos que o colocaram como uma referência citadina.
Foi nos finais dos anos 50 e princípios dos anos 60, ao que cremos Bernardino Pereira se fixou definitivamente em Faro, aqui havendo vivido e morrido. Foi-o aos 85 anos que nos deixou para todo sempre. Primeiro o Bernardino vinha a esta terra, esporadicamente, como viajante das então famosas camisolas homem «Triple Marfel», as tais com a rosinha negra bordada no lado direito do peito. Depois abriu uma das casas de moda masculina que, rapidamente, se transformou numa grande referência regional. Era a clássica e aristocrática «Pigalle», em plena Rua de Santo António, hoje desaparecida, num misto de pronto a vestir de alta qualidade e de alfaiataria.
Depois o Bernardino, oriundo de Alcântara (Lisboa) -várias vezes nos reunimos no «31 da Armada», embrenhou-se pelo futebol, levando o Farense à I Divisão, fazendo parte das recordas equipas directivas lideradas pelos carismáticos Fernando Barata (que Deus o tenha em sua glória) e Aníbal da Cruz Guerreiro (o «Nibinho»9.
Bernardino Pereira é hoje uma saudade viva em todos os que com ele conviveram, entre os quais me incluo. Um verdadeiro farense não nascido em Faro, que que muito deu de si em prol da mesma!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.