“Biblioteca Fora de Portas” estimula leitura junto dos seniores

ouvir notícia

.

A Câmara de Portimão, através da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (BMMTG), volta a concretizar o projeto “Biblioteca fora de portas”, que já se realiza há alguns anos e visa estimular o gosto pelos livros e o prazer da leitura junto da população sénior.

No âmbito desta aposta, que decorre ao longo do ano letivo 2013/2014, vários técnicos da BMMTG deslocam-se na primeira quinta-feira de cada mês a instituições de acolhimento de idosos, onde promovem a partilha de experiências junto dos utentes, através da leitura de diversos livros.

“O projeto tem como objetivos estimular no idoso o gosto pelos livros e o prazer da leitura, recorrendo ao ouvir ler, ao mesmo tempo que promove a partilha de experiências de vida numa base de reciprocidade”, referem os responsáveis.

- Publicidade -

A partir da leitura de textos da literatura oral, de anedotas, de tradições e costumes locais, os técnicos bibliotecários dão o mote para que os seniores passem a ser os contadores de estórias e brinquem com lengalengas e cantares da sua época, relatando acontecimentos caricatos e também recordando pessoas e figuras, num ambiente descontraído e divertido.

Entre novembro e janeiro transatos, realizou-se um total de nove sessões, as quais tiveram lugar no Lar da Stª Casa da Misericórdia de Portimão, Centro de Dia da Quinta do Amparo e Centro de Apoio a Idosos da Raminha – Portimão, com o envolvimento de 201 seniores que, deste modo, recuperaram memórias e vivências de outros tempos.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.