CULTURA ÚLTIMAS

Biblioteca Lídia Jorge apresenta exposição sobre República

No âmbito das comemorações do centenário da República, está patente na biblioteca municipal Lídia Jorge, em Albufeira, até 28 de maio, a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”.

Trata-se de uma mostra composta por dez cartazes ilustrados por autores contemporâneos, a partir de textos de escritores que refletem a proclamação republicana.

Albufeira é um dos 308 municípios nacionais a acolher a exposição, que tem percorrido o país desde julho de 2010, data da sua apresentação oficial.

A mostra exibe um conjunto de cartazes temáticos que pretendem retratar os vários aspetos da 1.ª República Portuguesa, desde o ultimato inglês a Portugal, em 1890, até à década de 1920.

Guerra Junqueiro, Aquilino Ribeiro, José Rodrigues Miguéis, Abel Botelho, Tomás da Fonseca, Manuel Laranjeira, Virgínia de Castro e Almeida, Ana de Castro Osório, Almada Negreiros, Jaime Cortesão, Raul Brandão, foram alguns dos autores escolhidos, além de textos das revistas Águia, Orpheu e Seara Nova.

A exposição poderá ser visitada na biblioteca municipal Lídia Jorge, de terça a sexta, das 9h30 às 19h15, e segunda e sábado, das 13h45 às 19h15. Este espaço cultural encerra aos domingos e feriados.

JA
Tamanho da Fonte
Contraste
Bloggers %d como este: