Biblioteca municipal de Lagos celebra 21 anos em festa

ouvir notícia

.

A biblioteca municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas comemora, este ano, o seu 21º aniversário. Durante o mês de novembro vão decorrer diversas atividades para todos os gostos e públicos

A biblioteca municipal preparou uma programação especial e diversificada para assinalar o seu aniversário, que inclui cinema, sessões de contos, encontros e tertúlias, entre outras surpresas.

O mês de novembro marcará igualmente o início de um novo projeto ligado à leitura. O arranque do projeto “A Biblioteca Está…” está previsto para o início de novembro e irá decorrer até ao final do ano. Nesta primeira fase, será direcionada para os utentes do centro de saúde de Lagos e da Santa Casa da Misericórdia – Lar Rainha D. Leonor.

- Publicidade -

“Esta iniciativa surge da necessidade de continuar a alargar o seu público e de colocar o livro e a leitura à disposição de um público mais abrangente e diferenciado, do que o que habitualmente frequenta este equipamento cultural”, adiantam os responsáveis, que esperam com esta iniciativa aumentar o número de empréstimos, continuando a promover os hábitos de leitura, desta vez sem que o público necessite de se deslocar propositadamente para o efeito à biblioteca.

Nesse sentido, a biblioteca de Lagos disponibilizará baús de livros para adultos e infanto/juvenis nos locais referidos. A ideia, explicam, “é que qualquer pessoa que frequente estes espaços possa escolher o livro que deseja ler, levá-lo consigo e, após a sua leitura, devolvê-lo ao baú de onde foi retirado ou, se preferir, entregar na biblioteca municipal”.

Espólio bibliográfico com cerca de 80 mil livros

Para este mês de festa, estão igualmente previstas várias sessões de contos, especialmente destinadas a crianças a partir dos quatro anos e suas famílias. “Cegarrega dos Bruxedos” é um espetáculo de contadores de histórias com base em contos tradicionais portugueses e com uma forte componente musical. A acontecer nos sábados de novembro, na biblioteca municipal de Lagos e nos polos de leitura.

Também logo para o início do mês, dia 3, está previsto um debate, a propósito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes. Esta iniciativa, de entrada livre, visa chamar a atenção para a problemática dos desastres naturais, dando-se particular enfoque a uma reflexão atualizada e concertada sobre a sua prevenção no concelho de Lagos.

Refira-se que a biblioteca municipal conta, no seu espólio bibliográfico, com cerca de 80 mil livros, dos quais 10 mil foram doados pelo Dr. Júlio Dantas. Em 2012, este equipamento já emprestou mais de 25 mil exemplares.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.