Blanco preparado para ataques numa Torre de respeito

ouvir notícia

O espanhol David Blanco (Palmeiras Resort-Prio), líder da Volta a Portugal em bicicleta, está preparado para ser alvo os ataque na etapa rainha da Volta e confessa até algum medo da Torre.

“Estou preparado para os ataques, mas estou com receio da Torre. Qualquer um que esteja a menos de minuto e meio é uma ameaça”, afirmou Blanco. A sétima etapa, com 168 quilómetros, que liga a Idanha-a-Nova à Torre, onde a meta coincide com contagem de montanha de categoria especial, disputa-se hoje (quinta-feira).

O vencedor da Volta em 2006, 2008 e 2009 conhece bem os 28,5 quilómetros de subida (5 % de inclinação) e já sofreu na pele as dificuldades: “Nunca me esqueço de 2007. A equipa da Maia subiu muito depressa e eu tentei ir com eles, mas parti o motor”.

- Publicidade -

Blanco tem um amigo em David Bernabéu (Barbot-Siper), mas sabe que está sob ameaça do compatriota, que ocupa a segunda posição da geral, a 43 segundos. “Somos amigos, mas somos profissionais. Ele sabe que tem de atacar e eu tenho de ir com ele”, concluiu.

Bernabéu, campeão em 2004, sabe que na a Serra da Estrela é chegada a hora de mostrar que é favorito, mas “a subida é muito longa” e o resultado imprevisível

“Vamos fazer tudo para que as coisas saiam à nossa maneira. Vamos tentar aproveitar. O Rui Sousa também está bem colocado (7.º, 1.22). Vamos ver”, concluiu o valenciano.

Hernâni Broco (LA-Rota dos Móveis), terceiro da geral e melhor português, sonha com “um dia bom”. “Pode ser que os outros tenham um dia mau e eu vou tentar a minha sorte. Penso que ainda é possível”.

“É uma subida muito larga e, se tiver um momento mau, um ciclista pode perder muitos minutos. São dois homens muito experientes aqueles que estão à minha frente, mas a ambição comanda o homem”, frisou.

Rui Sousa, em 2008, e o espanhol Santi Perez (CC Loulé), em 2001, são os únicos presentes no pelotão, que conhecem o sabor de cruzar a meta na Torre em primeiro e o português sabe que esta “será a decisiva, a mais espetacular, mais bonita”.

“Se me encontrar bem e tiver uma oportunidade, não vou nem a quero desperdiçar. Se as sensações forem como estes dias espero estar na luta”, concluiu.

– Vencedores de etapas da Volta a Portugal na Torre:

1971: (*) Joaquim Agostinho, Por (Sporting).
1973: Joaquim Agostinho, Por (Sporting), desclassificado por doping.
1974: Dinis Silva, Por (Benfica).
1992: Joaquim Gomes, Por (Recer-Bosvista).
1994: Joaquim Gomes, Por (Recer-Bosvista).
1995: (*) Orlando Rodrigues, Por (Artiach).
1997: Francesco Secchiari, Ita (Scrigno).
Michele Laddomada, Ita (Amore e Vita).
1998: Wladimir Belli, Ita (Brescialat).
2000: (*) Vítor Gamito, Por (Porta da Ravessa).
2001: Santiago Perez, Esp (Barbot-Torrié).
2002: (*) Claus Moller, Din (Milaneza-MSS).
2003: (*) Nuno Ribeiro, Por (LA-Pecol).
2004: David Arroyo, Esp (LA-Pecol).
2007: Eladio Jimenez, Esp (Karpin-Galicia).
2008: Rui Sousa, Por (Liberty Seguros).
2009: (*) David Blanco, Esp (Palmeiras Resort-Prio). a)

(*) – Corredores que ganharam a Volta no mesmo ano.
a) – Nuno Ribeiro foi o vencedor da etapa, mas os seus resultados foram anulados em virtude de um controlo antidoping positivo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.