Bloco denuncia poluição industrial em Silves e questiona Governo no parlamento

ouvir notícia

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda denunciou a existência de uma emissão de fumos proveniente da Unidade Fabril Corticeira Amorim, em Vale Lama, junto à cidade de Silves e questionou o Governo sobre a situação.

De acordo com o Bloco de Esquerda do Algarve, a informação chegou ao grupo parlamentar através de várias reclamações de residentes, os quais já promoveram um abaixo-assinado, “queixando-se da poluição proveniente da fábrica e que degrada o ambiente e a sua qualidade de vida”, afirmam os bloquistas.

Relativamente a esta situação, a Corticeira Amorim refere que em 2012/2013 foi instalada na fábrica uma máquina filtrante, importada da Áustria, para melhorar a qualidade ambiental. Este equipamento, denominado RTO terá trabalhado em boas condições nos primeiros anos, “mas devido a um grande desgaste terá avariado em 2019, sem que fosse possível obter ajuda junto da empresa austríaca por ter encerrado portas”, refere o BE/Algarve.

A Corticeira Amorim esclarece ainda que elaborou um projeto e que o submeteu a várias empresas portuguesas, custando a reparação do referido equipamento cerca de 250 mil euros. Devido à pandemia da Covid-19 – diz a Corticeira – “a empresa encontra-se em sérias dificuldades devido à redução de vendas e que pretende garantir todos os postos de trabalho, não tendo assim condições para proceder à reparação do equipamento avariado no presente momento”.

Para o Grupo Parlamentar o Bloco de Esquerda, “importa salvaguardar a qualidade ambiental dos residentes de Silves, com nefastas consequências na sua saúde e qualidade de vida, pelo que é necessário proceder, com urgência, à reparação do equipamento RTO. Também é preciso salvaguardar todos os postos de trabalho da Corticeira Amorim. São necessárias medidas que tenham em conta este conjunto de situações”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.