Bloco quer todos os parques infantis adaptados a crianças deficientes

ouvir notícia

.

O Bloco de Esquerda endereçou um requerimento a todas as câmaras municipais, visando aferir informação sobre os parques infantis da responsabilidade de cada município, designadamente no que concerne à adaptação deste parques para poderem ser utilizados por crianças com deficiência.

O requerimento foi enviado no passado mês de julho e, terminado o prazo de resposta terminou, apenas 102 das 308 câmara municipais do país responderam.

No distrito de Faro, apenas as câmaras municipais de Castro Marim, Faro, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António responderam ao requerimento do Bloco.

- Publicidade -

O Bloco está a trabalhar num Projeto de Lei sobre os parques infantis adaptados a crianças com deficiência, cujo conteúdo “será brevemente conhecido”, referem os bloquistas.

A nível do país, e a partir das respostas entretanto recebidas, o Bloco constata um cenário “bastante negro”, já que apenas 16 câmaras indicam terem equipamentos para crianças com deficiência: Alenquer, Barrancos, Batalha, Benavente, Campo Maior, Entroncamento, Faro, Funchal, Leiria, Ovar, Palmela, Paredes, Pombal, Reguengos de Monsaraz, Vila de Rei, Vila Franca de Xira.

Muitas câmaras referem que o espaço circundante está adaptado a pessoas com deficiência (piso rebaixado, rampas, estacionamento para pessoas com deficiência) embora o Bloco tenha dúvidas relativamente à transversalidade do mesmo.

Os bloquistas recordam que a maioria das câmaras municipais são responsáveis também pelos parques infantis das escolas: “Não estando estes adaptados, significa que em muitas escolas há crianças com deficiência que simplesmente não podem brincar nos parques infantis das escolas que frequentam”, alerta o BE.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.