Bloco pressiona Câmaras a criarem condições para crianças deficientes

ouvir notícia

João Vasconcelos, deputado do Bloco de Esquerda

.

O Bloco de Esquerda dirigiu um requerimento às 16 câmaras municipais algarvias com um conjunto de questões relacionadas com os parques infantis adaptados para crianças com deficiência.

João Vasconcelos e Jorge Falcato, autores da iniciativa parlamentar, questionaram os executivos sobre quantos parques infantis sob responsabilidade dos municípios se encontram adaptados para crianças com deficiência.

- Publicidade -

“A não existência de parques infantis com equipamentos adaptados a crianças com deficiência conduz a uma evidente discriminação destas crianças, na medida em que lhes é cortado o direito a brincarem nos parques infantis.”, consideram os deputados.

Os deputados do Bloco questionaram ainda o executivo sobre se há algum plano tendo em vista a adaptação dos parques existente e quando prevê que todos os parques, bem como zonas acesso, esteja acessíveis a crianças com deficiência.

Os parlamentares do Bloco consideram que as câmaras municipais têm “um papel determinante” na promoção da inclusão, garantindo (para o efeito) parques infantis e zonas de acesso adaptados, sendo este “um passo fundamental no caminho que tem de ser feito para a inclusão plena das crianças com deficiência”.

“Há ainda muito a fazer no sentido de assegurar a existência de parques infantis que permitam a todas as crianças brincarem em plenitude, dado o reduzido registo existente de parques infantis inclusivos. Esta situação deve ser encarada de frente para que seja possível fazer o caminho necessário, desde a infância, para a inclusão”, afirmam os deputados do Bloco.

Os bloquistas defendem que parte essencial do desenvolvimento da criança passa pelo direito a brincar e consideram que, para que tal se possa concretizar, o Estado deve promover e assegurar condições que permitam a efetivação desse direito, seja em parque infantis, jardins, parques recreativos ou outras infraestruturas de apoio à infância.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.