Bloco quer que Governo permita pesca local ao fim-de-semana

ouvir notícia

O Bloco de Esquerda anunciou hoje que perguntou ao Governo, na Assembleia da República, se está disposto a permitir a atividade da pesca local ao fim de semana e que defende essa permissão.

A pesca local deve ser permitida “de forma a garantir a segurança dos profissionais da pesca local, mas também por motivos de justiça social e económica face às embarcações de maior dimensão e ao atual momento de pandemia”, justifica o Bloco, em comunicado.

Segundo a secção local de VRSA, a pesca local está fortemente condicionada por condições meteorológicas, ao invés de tipos de pesca de maior escala que podem operar em condições meteorológicas adversas por existirem nas suas frotas embarcações de maior dimensão, com mais autonomia e tecnologia mais sofisticada.

- Publicidade -

Em semanas cujas condições meteorológicas são maioritariamente desfavoráveis para a operação de embarcações da pesca local, “pode dar-se a situação de apenas durante os dias de fim de semana estarem reunidas as condições de segurança para a pesca local poder operar”.

“Devido à suspensão da pesca determinada pelo Governo, os profissionais da pesca local veem-se impossibilitados de exercer a sua atividade em dias cujas condições meteorológicas permitem operar as suas embarcações em segurança. Esta situação acontece quando se dá a evolução positiva – ainda que muito limitada – do preço do pescado capturado pela pesca local”, enunciam os bloquistas.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.