Bombeiros Sapadores de Faro em formação para ações de descontaminação

ouvir notícia

Dez operacionais dos Bombeiros Sapadores de Faro receberam esta semana uma ação de formação de instrução e treino para descontaminação de espaços em cenário de ameaça biológica, como a pandemia de COVID-19, anunciou a autarquia. 

A formação focou-se nos procedimentos de como equipar e desequipar os operacionais, além de uma ação de descontaminação em contexto de treino. 

“Esta formação é particularmente relevante no âmbito da pandemia que nos afeta e vai de encontro às necessidades relativamente à possível descontaminação de espaços, caso estas venham a ser necessárias”, referiu em comunicado o comandante dos Bombeiros Sapadores de Faro, José Tomás Valente. 

- Publicidade -

Após a formação, é hora de “treinar e rotinar estes procedimentos e passar os conhecimentos a todos os profissionais dos bombeiros”, concluiu o comandante. 

“É mais uma ferramenta para que os operacionais possam atuar, em caso de necessidade, na descontaminação de espaços, tendo em conta, no entanto, que esta é uma ação muito crítica que envolve muitos recursos e que deve ser feita apenas quando há absoluta necessidade de o fazer em espaços contaminados”, salientou o tenente coronel do Regimento dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, Tiago Lopes. 

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o objetivo é “capacitar o Corpo de Bombeiros Sapadores para dar cada vez melhores respostas à população e esta formação em que há que agradecer a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, vem permitir que tenhamos mais dez operacionais com formação e que, em caso de necessidade, poderão dar esta resposta sem estar dependentes de Lisboa ou até de empresas privadas”. 

O treino de instrução foi ministrado por elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e decorreu nas oficinas da Câmara Municipal de Faro. 

Esta formação prática decorreu após dois elementos deste corpo de bombeiros terem se deslocado a Lisboa para receber formação teórica acerca deste assunto. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.