Bombeiros testam socorro a vítimas de grande sismo no Algarve

ouvir notícia

Um sismo de 8.2 provocou o colapso de vários edifícios e estruturas, havendo várias pessoas soterradas nos escombros. Este foi o cenário que um grupo de salvamentos especiais dos bombeiros teve pela frente, na semana passada, durante um simulacro em Portimão. O objetivo foi testar os meios disponíveis no socorro a prestar no Algarve, uma região que está à espera a qualquer momento de um grande abalo. Só não tem hora marcada…!

Um violento abalo sísmico de magnitude 8.2 na escala de Richter – que provocou o colapso de vários edifícios e estruturas, com pessoas soterradas nos escombros e encarceradas no interior de veículos automóveis –, foi o tema para um simulacro que testou as capacidades de socorro do grupo de salvamentos especiais dos Bombeiros Voluntários de Portimão em situações de catástrofe.

O exercício de 24 horas, sem interrupção, que teve lugar na passada sexta-feira, envolveu 15 cenários diferentes e contou com a participação de seis equipas de intervenção especializada (quatro dos bombeiros de Portimão, uma dos bombeiros de Albufeira e uma dos bombeiros de Moscavide e Portela), num total de 60 operacionais.

- Publicidade -

“Este sismo fictício proporcionou os maiores desafios para as equipas dos bombeiros, com o objetivo de abrir acessos, escorar estruturas, movimentar cargas, progredir em espaços confinados e em estruturas colapsadas, bem como estabilizar e extrair vítimas”, adiantam os responsáveis, frisando que o exercício permitiu “o resgate de 12 vítimas em cenários muito complexos”.

No final, os bombeiros fizeram um balanço “extremamente positivo” desta operação, salientando que os elementos envolvidos neste exercício ficaram mais preparados para agir em caso de um sismo real…

Leia a notícia completa na edição em papel.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.