BP inicia ‘eliminação estática’ de poço no Golfo do México

A British Petroleum (BP) iniciou hoje a operação de “eliminação estática” do poço Macondo, no Golfo do México, anunciou Kent Wells, vice-presidente senior da companhia. A petrolífera britânica espera que esta manobra seja capaz de selar definitivamente o derramamento de petróleo iniciado em abril, depois da explosão da plataforma Deepwater Horizon.

A BP começou a injetar lama no poço durante a tarde, num processo que pode durar “entre algumas horas e um par de dias”, disse Wells, ao anunciar o início da operação. A “eliminação estática” começou depois do recebimento do resultado de testes de injeção de óleo refinado, disse Wells. A lama tem potencial para conter o derramamento, mas a BP continuará perfurando dois poços de alívio para injetar cimento.

“Esse derramamento não será verdadeiramente contido enquanto os poços de alívio não estiverem prontos”, disse, num comunicado separado, o almirante Thad Allen, comandante da Guarda Costeira dos EUA e encarregado dos esforços de combate ao desastre ambiental.

Segundo cientistas do governo norte-americano, o derramamento já verteu mais de 4,9 milhões de barris de petróleo no Golfo do México. Trata-se da maior catástrofe ambiental da história recente dos Estados Unidos. As informações são da Dow Jones.

Advertisements
Advertisements
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste