Brasil comandará o Conselho de Segurança da ONU a partir de amanhã

ouvir notícia

A partir de amanhã, o Brasil assume a Presidência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), posto que comandará durante todo o mês de fevereiro. Enquanto permanecer nesta posição, o país terá como objetivo ampliar os debates para as áreas de conflito nas regiões mais pobres do mundo.

Na ONU, o Brasil é representado pela embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti. De acordo com diplomatas que acompanham as discussões nas Nações Unidas, o momento é para observar com atenção o que ocorre no Kosovo, Congo e na Guiné Bissau, além dos efeitos do plebiscito no Sudão.  Assuntos estes que deverão ser tratados no próximo dia 11, ocasião em que o Brasil vai promover um debate sobre as questões de paz, segurança e desenvolvimento  – que deverá contar também com a participação do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota.

O Conselho de Segurança da ONU é quem autoriza a intervenção militar num dos 192 países-membros da organização e também quem estabelece sanções – como a que ocorreu ao Irão, em junho passado.

- Publicidade -

A Presidência é um posto rotativo, ocupado sempre por um dos 15 membros do órgão. Atualmente, são integrantes permanentes do conselho os Estados Unidos, a Rússia, China, França e Inglaterra. Já o Brasil, a Turquia, Bósnia Herzegovina, o Gabão, a Nigéria, Áustria, o Japão, México, Líbano e Uganda são membros rotativos, com mandato de dois anos.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.