Bruxelas anunciou a chegada a Portugal de dois aviões italianos

ouvir notícia

A Comissão Europeia anunciou hoje que dois aviões italianos de combate a incêndios chegarão ao início da tarde a Ovar, depois de Portugal ter solicitado, na terça feira, assistência através do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

O executivo comunitário precisou que, devido à atual situação crítica de incêndios florestais, que deverá continuar nos próximos dias, Portugal solicitou na terça feira à tarde “meios aéreos pesados”, designadamente dois aviões “water bomber”, tendo surgido imediatamente ofertas de três Estados-membros: França, Grécia e Itália.

De acordo com Bruxelas, Portugal aceitou a oferta da Itália, “e os dois aviões”, que ficarão baseados na base aérea de Ovar, “deverão chegar ao local e estar operacionais ao início da tarde de hoje”.

- Publicidade -

A Comissão lembra que a Espanha também já assistiu Portugal no combate aos incêndios florestais nos últimos dias, nas regiões de Viseu e Braga.

De acordo com os mais recentes dados da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), às 10:30 estavam ativos 15 incêndios em Portugal Continental, sendo Vila Real, Aveiro, Viana do Castelo, Porto, Guarda, Viseu e Braga os distritos mais afetados.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.