A Comissão Europeia lança hoje uma campanha de informação sobre os direitos dos passageiros, com posters afixados em aeroportos e estações de comboios de toda em todos os Estados-membros a União Europeia, disse à Lusa fonte da Deco.
A campanha “Os seus direitos de passageiro à mão”, que arranca no início do período de férias de verão, tem como objetivo alertar os passageiros para os direitos que se lhes assistem em caso de atraso ou cancelamento da viagem e que também podem ser consultados num site criado para o efeito com o endereço http://ec.europa.eu/passenger-rights.
Os direitos dos passageiros aéreos europeussão dos mais fortes na na cena mundial e incluem, por exemplo, indemnizações em caso de “overbooking” ou cancelamento do voo, com reembolso do dinheiro do bilhete ou a apresentação de uma alternativa de ligação, bem como alojamento e alimentação.
Segundo a Deco, no ano passado foram afetados por “overbooking” ou cancelamento do voo imputável à companhia 116 passageiros da TAP e 57 já em 2010, até o passado dia 22.
IG/VP
Lusa/JA
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***